Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 10 de Junho de 2006 às 07:30
Por: Marcondes Maciel

    Imprimir


Uma nova linha de crédito, no valor de R$ 500 milhões, foi anunciada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para atender aos transportadores autônomos e proprietários de empresas individuais, por meio de recursos disponibilizados via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo é financiar a aquisição de caminhões novos e usados (com até oito anos de uso) a prazos mais longos e juros acessíveis.

“Esta nova linha de crédito deverá sem dúvida nenhuma movimentar o comércio de caminhões novos e usados no País, que se encontra em recessão devido à crise do agronegócio”, informa o presidente da Associação dos Transportadores de Cargas de Mato Grosso (ATC), Dirceu Capeleto, que participou em Brasília do lançamento do Programa Procaminhoneiro.

Segundo ele, a opção dada pelo BNDES de financiar também caminhões usados vem num momento oportuno, “uma vez que as empresas estavam encontrando sérias dificuldades para vender seus caminhões usados e adquirir frota nova”.

Ele acredita que, com a nova linha de crédito anunciada ontem, os caminhoneiros poderão renovar sua frota e trabalhar com mais tranqüilidade. “O grande atrativo [da nova linha] é que ela permite também a aquisição de veículos usados”, destaca Capeleto.

Segundo ele, os pedidos de financiamento poderão ser protocolados no BNDES, para aprovação, a partir do próximo dia 19. O prazo para o encaminhamento das propostas vai até o dia 15 de dezembro deste ano.

Poderão ser financiados equipamentos novos (caminhões, chassis e carrocerias de caminhões, cadastrados no Credenciamento de Fabricantes Informatizados -- CFI) e usados (caminhões que no ano de apresentação do pedido de financiamento ao BNDES tenham completado até oito anos, contados a partir do ano de sua fabricação).

Capeleto explica que serão financiados apenas equipamentos com garantia de procedência, adquiridos de fabricantes, concessionárias, distribuidoras autorizadas ou revendedoras independentes, “que serão responsáveis pela revisão garantida por pelo menos 90 dias”.

CONDIÇÕES -- O Programa Procaminhoneiro terá taxas de juros de 1% ao ano para o BNDES e 6% ao ano (agente bancário), mais TJLP. O programa prevê o financiamento de até 100% do bem pretendido.

Os prazos de carência e amortização deverão ser definidos em função da capacidade de pagamento da beneficiária, respeitado o prazo máximo de 84 meses.

De acordo com o presidente da ATC, as amortizações terão periodicidade mensal. “Na fase de amortização, os juros serão pagos mensalmente, juntamente com as parcelas de amortização. Durante a fase de carência, os juros serão pagos trimestralmente”, esclarece.

A periodicidade do pagamento das operações será mensal.





Fonte: Diarío de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295723/visualizar/