Lançamento da Campanha do Agasalho reúne dezenas de parceiros
A campanha, que tem como slogan: “o inverno pode ser frio, você não”, se estenderá até o dia 30 deste mês com postos de arrecadação de agasalhos, cobertores, calçados, meias e roupas em geral em diferentes pontos da cidade.
O prefeito Wilson Santos abriu a campanha dizendo que a Prefeitura apenas a coordena. “Quem de fato faz acontecer, promove a arrecadação são os parceiros, as escolas, empresas, comerciantes, a comunidade e entidades em geral”, completou ele.
Wilson Santos destacou a importância do trabalho voluntário e disse que a gestão pública precisa muito do voluntariado. “O trabalho voluntário faz o homem se sentir satisfeito interiormente”, avaliou, citando como exemplo o empresário Antônio Hermínio de Moraes, um dos maiores do país, que disponibiliza duas horas diárias para realizar trabalhos voluntários em um hospital de São Paulo.
O prefeito também ressaltou a gestão da área social em seu governo. Elogiou o secretário Edivá Alves pela criação de novos programas como o Abordagem Solidária, que diminuiu o número de pedintes e mendigos nas ruas na cidade.
Para o secretário Edivá Alves, com essa campanha a Prefeitura estará intermediando a conexão entre quem pode doar e quem precisa receber. “Faremos isso através das parcerias”, observou o secretário.
Edivá apresentou todo o material de divulgação e publicidade como banners, cartazes, camisetas e VT’s veiculadas em emissoras locais de televisão.
A primeira dama Adriana Bussiki Santos disse que espera que essa campanha toque o coração das pessoas e estimule nelas a solidariedade. Adriana informou que a expectativa da Prefeitura é de arrecadar agasalhos, cobertores, calçados e roupas em geral suficientes para atende prioritariamente 50 mil famílias dos programas sociais da Prefeitura.
Entre as populações a serem beneficiadas estão: Albergue Municipal, Programa Abordagem Solidária(assiste moradores de rua), Casa de Amparo(atende mulheres vítimas de violência e seus filhos e até 12 anos), Casa da Retaguarda(onde moram meninas vítimas e violência sexual), Bolsa Família(atende em Cuiabá 19 mil famílias) e o Projeto Siminina(atende atualmente 900 meninas com idade entre 7 e 14 anos em 10 unidades sediadas em bairros da periferia) e creches municipais e filantrópicas.
A expectativa da Prefeitura, segundo a coordenadora geral da campanha, Cybelle Bussiki, é de reunir mais de 100 parceiros numa grande mobilização social. Até hoje pela manhã(9), a Prefeitura já havia confirmado a parceria de 70 instituições entre escolas, empresas, órgãos públicos, sindicatos e federações.
Em muitas empresas, como em 15 escolas particulares e órgãos como Cemat/Rede, Delegacia Regional do Trabalho e Emprego(DRTE), os servidores estão organizando campanhas internas. Depois, repassaram tudo que arrecadarem para a Prefeitura.
Já os postos de combustíveis, citou Cybelle, manterão postos de coleta para a comunidade em geral. No saguão da Prefeitura, na sede da Secretaria de Assistência Social(Rua Régis Bittencourt, 384, no Porto), estão sendo instalados baús de coleta.
Cybelle lembrou que a Prefeitura está aberta a novas parcerias para essa campanha. Pessoas ou empresas que querem participar podem fazer contato pelo telefones: 3051-9842 e 3051-9803.
Comentários