PF e Ibama desencadeiam operação para desarticular quadrilha de madeireiros
A Operação Novo Empate é resultado de investigações conjuntas da Superintendência da Polícia Federal no Acre e do Ibama. O grupo criminoso viabilizava a extração ilegal de madeira e obtinha elevado lucro, fraudando o sistema de controle de Autorização para Transporte de Produtos Florestais (ATPFs) a fim de comercializá-las, utilizando empresas "fantasmas" e empresas legalmente estabelecidas e, desta forma, "esquentando" o estoque de madeireiras nos estados do Acre e Rondônia.
A investigação começou a partir de um relatório de sindicância feito pelo próprio Ibama. O trabalho constatou diversas irregularidades na emissão e controle de ATPF’s no Acre. As informações foram repassadas em agosto de 2005 para a PF, que deu início ao processo investigativo na área criminal.
A quadrilha fornecia notas fiscais e ATPF´s emitidas no Acre para esquentar madeira ilegal do Estado de Rondônia. Grande parte da madeira constante dos documentos saiu de Rondônia, e um número significativo de ATPF’s foi emitido com a conivência de servidores do Ibama para empresas que nem sequer tinham crédito florestal que autorizasse a emissão de documentos para elas.
A facilitação por parte dos servidores os torna membros da organização criminosa, pois a participação constante é indispensável à prática de toda cadeia de crimes.
Comentários