Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Junho de 2006 às 17:05

    Imprimir


A Polícia Federal e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) iniciaram hoje a Operação Novo Empate. Com o objetivo de desarticular uma quadrilha envolvendo madeireiros, funcionários públicos e despachantes que comercializavam madeira extraída de forma ilegal, cerca de 300 policiais estão cumprindo mais de 30 mandados de prisão e 72 mandados de busca e apreensão nos estados do Acre, Rondônia, Amazonas, São Paulo e Mato Grosso.

A Operação Novo Empate é resultado de investigações conjuntas da Superintendência da Polícia Federal no Acre e do Ibama. O grupo criminoso viabilizava a extração ilegal de madeira e obtinha elevado lucro, fraudando o sistema de controle de Autorização para Transporte de Produtos Florestais (ATPFs) a fim de comercializá-las, utilizando empresas "fantasmas" e empresas legalmente estabelecidas e, desta forma, "esquentando" o estoque de madeireiras nos estados do Acre e Rondônia.

A investigação começou a partir de um relatório de sindicância feito pelo próprio Ibama. O trabalho constatou diversas irregularidades na emissão e controle de ATPF’s no Acre. As informações foram repassadas em agosto de 2005 para a PF, que deu início ao processo investigativo na área criminal.

A quadrilha fornecia notas fiscais e ATPF´s emitidas no Acre para esquentar madeira ilegal do Estado de Rondônia. Grande parte da madeira constante dos documentos saiu de Rondônia, e um número significativo de ATPF’s foi emitido com a conivência de servidores do Ibama para empresas que nem sequer tinham crédito florestal que autorizasse a emissão de documentos para elas.

A facilitação por parte dos servidores os torna membros da organização criminosa, pois a participação constante é indispensável à prática de toda cadeia de crimes.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295795/visualizar/