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Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Junho de 2006 às 13:58

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A conclusão da rodovia BR-163 é uma realidade cada vez mais próxima. Uma reunião, ocorrida nesta semana, na sede do Departamento Nacional de Transporte Terrestre (DNIT), em Brasília (DF), definiu alguns detalhes importantes da obra.

Participaram do encontro o diretor geral do DNIT, Mauro Barbosa; o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Miguel Masella; o deputado federal Wellington Fagundes (PL-MT), prefeitos e vereadores de Mato Grosso.

A previsão de início das obras é para julho deste ano e envolve a conclusão de um trecho de 54 quilômetros da rodovia, entre o município de Guarantã do Norte e a divisa com o estado do Pará.

Segundo o diretor Mauro Barbosa, os custos da obra serão divididos entre os governos estadual e federal. Parte dos recursos será oriundo também de uma emenda coletiva de iniciativa do deputado Wellington Fagundes, no valor de R$ 30 milhões.

SUSTENTÁVEL

O deputado Wellington lembrou também que vários presidentes já estiveram na BR-163 para propor a conclusão da obra. “Tornou-se algo emblemático, mas que agora o atual governo está transformando em realidade”, diz Fagundes.

O parlamentar participou também, nesta semana, do lançamento do Plano BR-163 sustentável, resultado do trabalho de 21 ministérios, instituído para garantir o desenvolvimento na área de influência da estrada que liga Cuiabá a Santarém, no Pará, atravessando uma das regiões de maior potencial econômico, diversidade cultural e biológica da Amazônia.

Existe também o projeto de estender as obras da rodovia até a Base Aérea do Cachimbo, no Pará. Para tanto, o governo federal já conta com o apoio da Bancada Federal do Pará e do 9º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC).

A BR-163 tem 1.765 quilômetros, sendo que cerca de 800 quilômetros são asfaltados. Aproximadamente 2 milhões de pessoas vivem na área de influência da estrada. Na região são encontrados os biomas do cerrado e da floresta amazônica, além de três bacias hidrográficas.





Fonte: O Documento

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