Conclusão da BR-163 está cada vez mais próxima
Participaram do encontro o diretor geral do DNIT, Mauro Barbosa; o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Miguel Masella; o deputado federal Wellington Fagundes (PL-MT), prefeitos e vereadores de Mato Grosso.
A previsão de início das obras é para julho deste ano e envolve a conclusão de um trecho de 54 quilômetros da rodovia, entre o município de Guarantã do Norte e a divisa com o estado do Pará.
Segundo o diretor Mauro Barbosa, os custos da obra serão divididos entre os governos estadual e federal. Parte dos recursos será oriundo também de uma emenda coletiva de iniciativa do deputado Wellington Fagundes, no valor de R$ 30 milhões.
SUSTENTÁVEL
O deputado Wellington lembrou também que vários presidentes já estiveram na BR-163 para propor a conclusão da obra. “Tornou-se algo emblemático, mas que agora o atual governo está transformando em realidade”, diz Fagundes.
O parlamentar participou também, nesta semana, do lançamento do Plano BR-163 sustentável, resultado do trabalho de 21 ministérios, instituído para garantir o desenvolvimento na área de influência da estrada que liga Cuiabá a Santarém, no Pará, atravessando uma das regiões de maior potencial econômico, diversidade cultural e biológica da Amazônia.
Existe também o projeto de estender as obras da rodovia até a Base Aérea do Cachimbo, no Pará. Para tanto, o governo federal já conta com o apoio da Bancada Federal do Pará e do 9º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC).
A BR-163 tem 1.765 quilômetros, sendo que cerca de 800 quilômetros são asfaltados. Aproximadamente 2 milhões de pessoas vivem na área de influência da estrada. Na região são encontrados os biomas do cerrado e da floresta amazônica, além de três bacias hidrográficas.
Comentários