Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sexta - 09 de Junho de 2006 às 13:53

    Imprimir


Um mandado de prisão e outro de busca e apreensão foram cumpridos pela manhã pela Polícia Federal em uma madeireira de Várzea Grande, no Jardim Marajoara. O mandado faz parte da Operação Novo Empate, deflagrada hoje pela Polícia Federal e Ibama. Em Mato Grosso, a operação é comandada pelo delegado Rentao Sayão.

Cerca de 300 policiais federais estão cumprindo 72 mandados de busca e apreensão e diversos mandados de prisão nos estados do Acre, Rondônia, Amazonas e São Paulo. A ação policial tem como objetivo desarticular uma quadrilha que desmatava a floresta amazônica com fraudes no uso, movimentação e fiscalização das Autorizações de Transporte de Produto Florestal – ATPF, documentos emitidos pelo Ibama e que devem acompanhar toda carga legal de madeira e de outros produtos extraídos da floresta.

A Operação Novo Empate, que já está sendo chamada de "Operação Curupira do Acre", é resultado de investigações conjuntas da Superintendência da Polícia Federal no Acre e do Ibama para apurar denúncias de crimes praticados por uma organização criminosa formada de maneira associada por servidores públicos, madeireiros e lobistas do estado do Acre. O grupo criminoso viabilizava a extração ilegal de madeira e obtinha elevado lucro, fraudando o sistema de controle de Autorização para Transporte de Produtos Florestais a fim de comercializá-las, utilizando empresas “fantasmas” e empresas legalmente estabelecidas para sua obtenção e, desta forma, “esquentando” o estoque de madeireiras no estados do Acre e Rondônia.

A investigação começou a partir de um relatório de sindicância feita pelo próprio Ibama. O trabalho constatou diversas irregularidades na emissão e controle de ATPFs no Estado do Acre. As informações foram repassadas em agosto de 2005 para a Polícia Federal, que deu início ao processo investigativo na área criminal.

O nome da operação

O nome da operação é uma homenagem ao líder seringueiro Chico Mendes. O “Empate” era uma forma pacífica de resistência criada por ele e seus companheiros que consistia na presença de famílias, homens, mulheres e crianças no local que seria desmatado. Mediante argumentação, o encarregado do desmatamento desistia de continuar a devastar a floresta nativa.

A Operação Novo Empate encerra a série de ações de repressão e educação da PF no combate à delinqüência ambiental promovidas ao longo da semana do meio-ambiente. Na semana passada a Polícia Federal iniciou a Operação Rosa dos Ventos que em todos os estados do Brasil prendeu pessoas e apreendeu animais e produtos vegetais extraídos ilegalmente das florestas.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295831/visualizar/