Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Junho de 2006 às 11:16
Por: Nadja Vasques

    Imprimir


O município de Alto Paraguai, 218 km de Cuiabá, vai participar amanhã da Campanha de Registro Civil que pretende confeccionar certidão de nascimento de moradores da região. A ação é desenvolvida pela Comarca de Diamantino, que jurisdiciona a cidade, e será realizada nas zonas urbana e rural de Alto Paraguai.

O juiz diretor do Fórum de Diamantino, Mirko Vincenzo Giannotte, explica que a maioria das pessoas que moram no município vivem da atividade garimpeira e por falta de informação existem até três gerações da mesma família sem registro. “Estamos em 2006 e na cidade ainda existem pessoas que não conhecem telefone e se escondem quando vêem carros”, diz o magistrado.

Ainda segundo Mirko Gianotte, a cidade é formada predominantemente de pessoas idosas e a experiência mostra que no município são emitidas certidões de óbitos para pessoas que, sequer, possuíam certidão de nascimento. A ação é desenvolvida em conjunto pelos três juízes, pelos promotores e pelo defensor público da Comarca de Diamantino com o apoio da prefeitura e o próximo passo é realizar o casamento comunitário na região.

Alto Paraguai é um município que nasceu de sua vocação para o garimpo e até hoje a atividade é o carro chefe da economia da cidade, que também desenvolve a agricultura e a pecuária de subsistência. O município foi fundado em 1953 e possui atualmente 6.144 habitantes.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295859/visualizar/