Se falência for inevitável, Anac vai tentar endosso de bilhetes
Desde que começou-se a falar na possibilidade de a empresa entrar em colapso, a agência vem conversando com concorrentes, como TAM, Gol e OceanAir, para que estes aceitem, pelo menos temporariamente, os bilhetes da Varig.
Essa possibilidade de endosso não vale quando o assunto é milhagem. Nesse caso, o mais provável é que o passageiro que não consiga voar com suas milhas entre na massa falida da empresa, ou seja, a possibilidade de receber é quase nula.
Algumas associações de defesa do consumidor recomendaram neste ano, quando a crise se agravou, que os passageiros trocassem suas milhas por passagens, uma forma de aumentar a garantia desse direito em relação à companhia.
A TGV, único investidor que fez proposta pela Varig ontem, não informou qual será sua posição em relação ao programa de milhagens, caso efetivamente compre a empresa.
Se a Varig parar, a avaliação de especialistas é que, no mercado doméstico, TAM e Gol teriam condições de absorver sua demanda com relativa tranqüilidade. No mercado internacional, entretanto, principalmente no caso dos vôos para a Europa, a dificuldade seria grande. Seriam as companhias estrangeiras que, a princípio, absorveriam a demanda.
Comentários