Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 01 de Fevereiro de 2013 às 10:28
Por: Lygia Lima

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso ministra a etapa presencial dos cursos de licenciatura ofertados pela Diretoria de Gestão de Educação Indígena em Barra do Bugres. As aulas que começaram no dia 9 de janeiro seguem até o dia 06 de fevereiro. Neste sábado haverá uma atividade cultural pelos acadêmicos para marcar o encerramento da etapa.

     As aulas dos cursos de licenciaturas em Pedagogia Intercultural, Línguas, Artes e Literatura, Ciências Sociais e Ciências da Matemática e da Natureza, atendem cem acadêmicos de 32 etnias diferentes e 30 línguas distintas. A marca dos cursos ofertados de forma específica e diferenciada para os indígenas é o respeito a diversidade e pluralidade étnica. Durante a etapa presencial, os indígenas enfatizam a importância de conviver com povos diferentes como afirma Marcelo Munduruku, que destaca o intercâmbio de conhecimento.

     Para a atividade de encerramento da etapa foram convidadas as secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia e de Educação, além dos gabinetes da Governadoria e Vice-governadoria que são parceiros na realização dos cursos. Também estarão presentes a Prefeitura Municipal de Barra do Bugres e a Fundação Nacional do Índio. O reitor Adriano Silva e diversas autoridades acadêmicas também participarão das atividades com os indígenas.

     Neste ano, todas as atividades da Diretoria de Gestão de Educação Indígena são desenvolvidas na Escola Agrícola e não no campus da Unemat, como forma de facilitar as atividades para os acadêmicos indígenas que não precisam se deslocar até o centro da cidade para assistir as aulas. Como forma de garantir as condições necessárias para o ensino e aprendizagem, a Unemat realizou investimentos na estrutura física nas salas de aula como a instalação de aparelhos de ar-condicionado.

     O diretor de Gestão e Educação Indígena, Wellington Quintino, que assumiu recentemente, destaca que os projetos de educação indígena dentro da Unemat estão assegurados, como a abertura de novas turmas, além do compromisso de garantir investimentos visando a qualidade dos cursos.

     O projeto pioneiro iniciou em julho de 2000 e já formou mais de 300 acadêmico, além de ter proporcionado cursos de pós-graduação para 94 acadêmicos, sendo desenvolvido no campus da Unemat em Barra do Bugres. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/29595/visualizar/