Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Junho de 2006 às 02:40
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


O procurador-geral do Estado, João Virgílio do Nascimento Sobrinho, representa o governador Blairo Maggi no lançamento, nesta quinta-feira (08.06), às 19 horas, do livro “Perícia Médica Judicial”, do cuiabano Hermes Rodrigues de Alcântara, na sede do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF).

Homem público que contribuiu com políticas para o setor, o professor Doutor Hermes formou uma geração de médicos e advogados pela Universidade de Brasília (UnB). O livro tem 483 páginas e foi editado pela Guanabara Koogan. O secretário-chefe da Casa Civil, médico Antonio Kato foi aluno do professor Hermes.

O livro está em sua segunda edição e foi elaborada, em função da impossibilidade do professor Hermes devido estado atual de saúde, por uma equipe de professores de Medicina Legal: Genival Veloso de França, da Universidade Federal da Paraíba, coordenador da edição; Jorge Paulete Vanrell, da Universidade Paulista (UNIP); Luis Carlos Cavalcante Galvão, da Universidade Estadual de Feira de Santana.

A obra traz um roteiro prático de trabalho para peritos médicos e legisladores de Medicina Legal, estudantes de Direito e Medicina, nos campo do direito penal, civil, trabalhista e administrativo.

Dotado de conceitos e legislação do segmento, o livro também apresenta normas e procedimentos de diferentes exames realizados pela perícia médica forense. Seguem-se como parte do conteúdo a interpretação de resultados e modelos de parecer, laudos e relatórios.

O professor Aecim Tocantins, que está em Brasília para o lançamento do livro, lembra que a equipe do médico Hermes de Alcântara como secretário de Saúde de Cuiabá, quando prefeito Garcia Neto, era formada por outros profissionais dedicados, como Henrique de Aquino, Antônio Cerqueira Pereira Leite, Gonçalo Leite de Figueiredo, Ivo Ricci e Agrícola Paes de Barros.

“A assistência médica era metódica, tal a dedicação dos médicos, pois a prefeitura dispunha de poucos recursos e havia lugares distantes a chegar”, relembra Aecim. O professor Hermes foi também secretário de Educação, Cultura e Saúde do Governo Fernando Corrêa da Costa.

O professor Genival de França, coordenador do livro, diz que a obra reúne conhecimento e os melhores professores e médicos peritos do setor. “A bibliografia médico-legal é escassa. Esta obra aborda aspecto pericial e o trabalho do perito de Medicina. Os outros livros são doutrinários para médicos e advogados”, afirma.

Prova do importante trabalho do professor Hermes, diz Genival, foi o movimento que ele liderou para os Conselhos de Medicina orientarem a profissão para uma atitude mais voltada para os direitos humanos e a saúde do trabalhador. Uma visão que substituiu a assistência médica mais elitista, diz. Essa nova abordagem vigorou a partir de 1983. “A interpretação que o professor Hermes imaginou à Medicina Legal o coloca como modelo de estudioso da legislação médica”, conta.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295966/visualizar/