Prazo para comunicar vacinação de aftosa termina nesta sexta
Obrigatoriamente, os produtores têm que comunicar a imunização nos escritórios regionais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea). A partir de segunda-feira(2), os técnicos do órgão responsável pela sanidade animal no Estado irão visitar todas as propriedades que não fizeram a comunicação, fazendo a notificação dos proprietários ou arrendatários.
Após a notificação, o produtor tem prazo de 72 horas para realizar a imunização.Se o pecuarista vacinar e não comunicar ao Indea, sofrerá uma penalidade administrativa, ficando proibido de movimentar o gado o dobro de tempo que levou para comunicar ao órgão.
Quando deixa de realizar a imunização, é estabelecida a cobrança de R$ 59,00 por cabeça não vacinada. Neste caso, o pecuarista terá que realizar a vacinação em data estabelecida e sob a fiscalização do Indea.
Na segunda etapa de 2005 o Estado obteve o índice vacinal de 98,41% do rebanho e na primeira etapa da campanha deste ano, Mato Grosso mais uma vez superou o índice de cobertura vacinal contra febre aftosa, realizada durante o mês de fevereiro, quando foram imunizadas mais de 5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos entre 0 e 12 meses.
O índice foi de 96,06%, um crescimento de quase três pontos percentuais em relação à vacinação de fevereiro de 2005, que obteve cobertura de 93,61% do rebanho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-65-3015 ou pelo site www.indea.mt.gov.br.
Comentários