Resultado do concurso Literatura para Todos será divulgado hoje
"Nós estamos premiando uma literatura voltada para chamados ‘neoleitores’, porque você tem hoje a literatura infanto-juvenil e você tem a literatura voltada para adultos, que tiveram a educação formal. Mas imagina você, um jovem de 25 anos, recém-alfabetizado ler um livro infanto-juvenil, ele vai se desinteressar pela leitura", explicou Haddad.
Segundo o Ministério da Educação, cada autor premiado vai receber R$ 10 mil e terá 300 mil exemplares de sua obra impressas e distribuídas para as turmas do programa Brasil Alfabetizado. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), segundo o MEC, indica que a taxa de retorno ao analfabetismo chega a 60% entre os recém-alfabetizados quatro anos após deixarem a escola.
O ministro lembrou que até o ano de 2005, cerca de 5 milhões de brasileiros estavam inscritos no programa Brasil Alfabetizado, executado pelo governo federal em parceria com os estados, municípios, Sistema S e organizações não-governamentais. O programa também alfabetiza jovens e adultos e permite que os recém-alfabetizados, chamados de neoleitores, continuem a estudar até a 4ª série do ensino fundamental.
Comentários