Estacionamento para motos e bicicletas será rediscutido
Participaram do encontro os vereadores Emerson Adriano de Andrade (PP), Celso Ferreira (PFL), João Negão (PSB) e Pedro Francisco (PTB), além do secretário de Infra-estrutura, Paulo Porfírio, e equipes da Sinfra e da Guarda Municipal.
O projeto original do novo sistema de estacionamento para motos e bicicletas foi analisado e os participantes resolveram reabrir a discussão junto à sociedade, em especial junto aos empresários estabelecidos na região central.
A justificativa para a reabertura da discussão está relacionada a melhorias no sistema antes da implantação definitiva. Os vereadores e o secretário de Infra-estrutura querem saber dos empresários e usuários qual a melhor localização, se próximo às esquinas, se no meio da quadra, se nas ruas transversais. “Os empresários e os usuários precisam ser ouvidos, já que estão entre os maiores interessados no assunto”, disse o vereador Pedro Francisco.
Já o vereador Emerson Adriano de Andrade, que preside o Legislativo, sugeriu uma análise mais criteriosa da localização das áreas demarcadas, citando as ruas transversais como alternativa. “Temos que pensar no espaço disponível na área central, principalmente na Avenida Brasil”, observou o presidente da Câmara.
As reuniões com empresários da região central e usuários dos estacionamentos serão marcadas para os próximos dias.
REORDENAÇÃO – No mês de março, os vereadores Emerson Adriano de Andrade, Celso Ferreira, João Negão e Pedro Francisco se deslocaram até a cidade de Sinop, no Nortão, para conhecer o trânsito local, em especial o sistema de estacionamento de motos e bicicletas. O sistema de Sinop foi apresentado aos vereadores pelo prefeito sinopense, Nilson Leitão (PSDB), e pelo secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Valdir Sartorello.
O sistema adotado por Sinop tem como característica a demarcação em cada quadra de um local específico para o estacionamento de motos, o que chamou a atenção dos vereadores de Tangará. Há também locais exclusivos para as bicicletas. A ordem no trânsito tem como suporte a Guarda Municipal daquele município.
Há, porém, algumas diferenças a serem consideradas. As características urbanas de Sinop são diferentes, já que toda a cidade foi planejada e os espaços nas avenidas e ruas são mais amplos. “A realidade em Tangará, quanto ao trânsito, é outra. O projeto tem de ser repensado e adaptado às características urbanas de Tangará da Serra”, disse o vereador João Negão.
Já o vereador Celso Ferreira destaca a importância do gerenciamento do trânsito de Tangará, o que ocorre com sucesso em Sinop. “Planejamento significa organização, e isso só é possível com a contratação de uma engenharia de tráfego para atuar no município”, defendeu o vereador do PFL, lembrando que a contratação deverá ser licitada nos próximos dias pela Administração Municipal. “Será um passo importante para a reorganização definitiva do trânsito da cidade e, dentro deste contexto, da reordenação do estacionamento de motos e bicicletas”, concluiu o vereador.
Comentários