Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 08 de Junho de 2006 às 09:13
Por: Pamela Canarim

    Imprimir


Embora tenham sido considerados como ‘perdidos’ por missões do Banco Mundial (Bird) e do Ministério do Planejamento, alguns projetos do antigo Programa de Ação Direta na Comunidade (Padic) estão sendo resgatados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e pela Agência de Fomento do Estado (MT Fomento).

O resultado é a geração de quase 500 empregos diretos e cerca de dois mil indiretos em 14 projetos instalados em 13 municípios de diferentes regiões do Estado. O presidente da MT Fomento, Éder de Moraes Dias, explica que a ação da Agência com a Seder serviu para orientar os pequenos produtores rurais sobre os caminhos a seguir para não perder o empreendimento.

A MT Fomento já injetou cerca de R$ 270 mil, enquanto a Seder se responsabiliza para assistência técnica e fiscalização da correta aplicação dos recursos. “É uma alternativa importante de geração de emprego e renda”, justifica o secretário Cloves Vettorato, titular da Seder.

Os projetos contemplam vários elos da cadeia produtiva, como mandiocultura, orizicultura, cafeicultura, ranicultura e bovinocultura de leite, entre outras atividades.

São beneficiárias do programa entidades já financiadas por programas do Estado que necessitam de investimentos complementares para viabilizar sua operacionalização, tais como associações, cooperativas e sindicatos.

Éder de Moraes lembra que, para gerar 2,5 mil empregos na indústria, por exemplo, seriam necessários no mínimo R$ 200 milhões, o que representaria valor 1.000 vezes superior ao liberado. O presidente da MT Fomento assegura que a liberação dos recursos só é feita após a aprovação da Seder.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296116/visualizar/