Unesco e Governo do Estado integram ações para promoção do conhecimento
Durante visita, o professor-doutor em Educação apresentou projetos próprios e de parceria da instituição com secretarias estaduais como Cultura e Educação (Seduc).
Entre esses projetos, Maximo enumerou um a ser realizado conjuntamente entre a Unesco e a Secretaria de Cultura para a elaboração de um álbum comemorativo sobre 100 anos da primeira expedição do general mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon, a ser celebrado em 2007.
O planejamento editorial, de responsabilidade da organização, diz Maximo, e parte do conteúdo iconográfico do trabalho já está selecionada, como cerca de 800 fotos digitalizadas da época das primeiras expedições de Rondon pelo interior do Brasil. O formato da publicação seria semelhante ao livro “Cuiabá: de vila à metrópole nascente”, da Editora Entrelinhas.
“O governador achou bom o relatório que apresentei, sobre atividades do escritório. Ele concordou com a idéia de publicar um álbum sobre Rondon, porque é importante”, disse. “O governador gosta de pesquisa, ele foi presidente da Fundação MT e valoriza muito a pesquisa”, afirma ele.
Na mesma linha de promover cultura e educação, o professor explicou que detalhou com o governador Blairo Maggi um projeto em parceria com a Seduc, a ser lançado em breve, cuja inspiração teórica está no Programa da Unesco “Abrindo Espaço para a Paz”. O projeto já foi assinado pela organização e pelo Ministério das Relações Exteriores, que dá aval para as ações da instituição no Brasil.
A idéia é estender atividades nas escolas nos finais de semana como ponto de disseminação na comunidade escolar de práticas de incentivo à cultura, ao esporte, ao lazer e à saúde preventiva para reverter a violência urbana. O conceito já é praticado pela Escola Atrativa, política educacional estratégica desenvolvida pela Seduc e que agora teria parceria da Unesco.
O coordenador do escritório entregou ao governador a Coleção Políticas Educacionais em Mato Grosso, uma seleção de temas do setor editada pela Editora da Universidade Federal de Mato Grosso e elaborada com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapemat). Maximo também apresentou ao governador um relatório de projetos da Unesco em Mato Grosso durante sua gestão, que começou em 1º de setembro passado.
A atuação da Unesco é realizada por meio de programas e projetos a partir de cinco missões ou mandatos: educação, cultura, meio ambiente, comunicação e ciência
Comentários