Produção de pupunha é fomentada em Alta Floresta e região
Posteriormente, será liberado o recurso mediante o contrato de compra celebrado com a empresa Carpello, sediada em Sinop. Só Notícias apurou que na semana passada, representantes de Paranaíta, Carlinda e Alta Floresta estiveram reunidos com técnicos da Empaer e do Banco do Brasil, para definir os investimentos direcionados para a fruticultura.
Os recursos estão sendo pleiteados através do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável, que oferece duas linhas de créditos, com custeio até R$6s mil e o investimento de até R$18 mil, dependendo do projeto.
O secretário de Agricultura de Alta Floresta, Leocir Dellane, disse, através de sua assessoria, que a pupunha é a opção mais viável. “Na fruticultura, a pupunha, será mais uma renda para o pequeno produtor rural. Já temos uma certa área plantada e queremos expandir isso e num futuro próximo, reativar a agroindústria da pupunha que está parada. Queremos viabilizar e agregar valores a este produto”, disse ele.
De acordo com um levantamento prévio feito pela Secretaria de Agricultura, pelo menos 60 produtores de Alta Floresta poderão pleitear os financiamentos nesta primeira etapa. “Temos a Carpello, uma empresa que irá comprar toda a nossa produção. Baseado nisso vai ter um termo de garantia da empresa que compra a produção e o Banco do Brasil estará liberando os recursos mediante o contrato de compra”, informou Dellane.
Comentários