Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Junho de 2006 às 17:40

    Imprimir


A presidenta da Sanecap, Eliana Rondon, vai ministrar uma palestra para explicar à comunidade do CPA III e bairros vizinhos da estação de tratamento de esgoto (ETE) Lagoa Encantada o fenômeno ocorrido há algumas semanas, quando a água da lagoa ficou avermelhada e exalou um odor desagradável, incomodando os moradores. A palestra acontece na próxima sexta-feira (9), às 8 h30., no terreno da lagoa, no bairro CPA III, durante o encerramento da programação da Sanecap para a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Segundo Eliana, o mau cheiro veio do sulfeto liberado pela bactéria Chromatiaceae, que se reproduziu de forma descontrolada devido à falta de sol no recente período de frio que atingiu a Capital. “Essa bactéria sempre existiu na lagoa, mas nunca em quantidade tão grande que causasse problemas”, explicou, ressaltando que esse tipo de bactéria, ao se reproduzir normalmente, contribui com o processo de tratamento do esgoto, mas isso só ocorre com a presença do sol.

Para conter a disseminação da bactéria, a Sanecap instalou aeradores flutuantes, equipamentos que vão movimentar a água por meio de hélices, aumentando a quantidade de oxigênio presente. O lodo também está sendo retirado com peneiras de tecido, mais eficazes na retirada da bactéria.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296204/visualizar/