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Economia
Quarta - 07 de Junho de 2006 às 17:22

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O consumidor de energia elétrica está mais satisfeito com o serviço prestado pelas 64 distribuidoras de energia do que no ano passado. É o que revela o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc), divulgado hoje pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Entretanto, apesar da melhora, o indicador de satisfação dos usuários atingiu o segundo menor valor desde que a pesquisa começou a ser feita. Em 2000, o índice atingiu 62,81, no ano seguinte, 63,22, em 2002, 64,51, e em 2003, 63,63.

O índice relativo ao ano de 2005, calculado com base em uma pesquisa junto aos consumidores residenciais, atingiu 61,38 pontos, em uma escala de zero a 100, o que é considerado 'bom', segundo a metodologia da pesquisa.

Em 2004, quando esse índice ficou em 58,88, a pesquisa foi contestada pelas empresas e o indicador, que servia como uma referência para avaliar a produtividade das empresas no reajuste tarifário acabou sendo retirado da fórmula de cálculo do reajuste.

Na pesquisa de 2005, o maior nível de satisfação foi registrado entre os consumidores da Companhia Jaguari de Energia. A empresa, que abastece 27,4 mil unidades consumidoras nos municípios de Jaguariúna e Pedreira, em São Paulo, obteve 77,61 pontos na pesquisa.

O menor índice foi o da CER (Companhia Energética de Roraima), que distribui energia para 20 mil unidades consumidoras em 15 municípios do interior de Roraima, com um índice de 44,10.

O objetivo da pesquisa é incentivar as distribuidoras a aperfeiçoarem a prestação do serviço, e também servir de indicativo para a agência nas ações de fiscalização.

A empresa responsável pelo levantamento e análise dos dados, a Datamétrica Consultoria, Pesquisa e Telemarketing, ouviu 19.220 consumidores entre os dias 12 de dezembro de 2005 e 13 de janeiro deste ano em 473 municípios.

Confira as empresas melhor avaliadas pelos consumidores em cada categoria: Iasc Brasil:

Companhia Jaguari (77,61) Maior crescimento do índice: Eletroacre, que saltou de 39,66 em 2004, para 52,76 em 2005

Iasc Região Norte: Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), com índice de 58,3

Iasc Região Nordeste: Sulgipe (SE e dois municípios da BA), com Iasc de 68,41

Iasc Região Centro-Oeste (com mais de 30 mil unidades consumidoras): Companhia Energética de Goiás (Celg), com índice de 57,73

Iasc Região Sul (com mais de 400 mil unidades consumidoras): Companhia Paranaense de Energia (Copel), com Iasc de 74,44.

Iasc Região Sudeste (com mais de 400 mil unidades consumidoras): Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL Piratininga), com índice de 68,45

Iasc Regiões Sul/Sudeste/Centro-Oeste (até 30 mil unidades consumidoras): Companhia Jaguari de Energia (CJE), que teve o maior índice nacional 77,61

Iasc Regiões Sul/Sudeste (com mais de 30 mil e até 400 mil unidades consumidoras): Departamento Municipal de Eletricidade de Poços de Caldas (DMEPC), com 71,63

O índice de satisfação dos usuários de cada distribuidora está disponível no site da Aneel.





Fonte: Folha Online

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