Consumidor melhora avaliação de distribuidoras de energia, diz Aneel
Entretanto, apesar da melhora, o indicador de satisfação dos usuários atingiu o segundo menor valor desde que a pesquisa começou a ser feita. Em 2000, o índice atingiu 62,81, no ano seguinte, 63,22, em 2002, 64,51, e em 2003, 63,63.
O índice relativo ao ano de 2005, calculado com base em uma pesquisa junto aos consumidores residenciais, atingiu 61,38 pontos, em uma escala de zero a 100, o que é considerado 'bom', segundo a metodologia da pesquisa.
Em 2004, quando esse índice ficou em 58,88, a pesquisa foi contestada pelas empresas e o indicador, que servia como uma referência para avaliar a produtividade das empresas no reajuste tarifário acabou sendo retirado da fórmula de cálculo do reajuste.
Na pesquisa de 2005, o maior nível de satisfação foi registrado entre os consumidores da Companhia Jaguari de Energia. A empresa, que abastece 27,4 mil unidades consumidoras nos municípios de Jaguariúna e Pedreira, em São Paulo, obteve 77,61 pontos na pesquisa.
O menor índice foi o da CER (Companhia Energética de Roraima), que distribui energia para 20 mil unidades consumidoras em 15 municípios do interior de Roraima, com um índice de 44,10.
O objetivo da pesquisa é incentivar as distribuidoras a aperfeiçoarem a prestação do serviço, e também servir de indicativo para a agência nas ações de fiscalização.
A empresa responsável pelo levantamento e análise dos dados, a Datamétrica Consultoria, Pesquisa e Telemarketing, ouviu 19.220 consumidores entre os dias 12 de dezembro de 2005 e 13 de janeiro deste ano em 473 municípios.
Confira as empresas melhor avaliadas pelos consumidores em cada categoria: Iasc Brasil:
Companhia Jaguari (77,61) Maior crescimento do índice: Eletroacre, que saltou de 39,66 em 2004, para 52,76 em 2005
Iasc Região Norte: Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), com índice de 58,3
Iasc Região Nordeste: Sulgipe (SE e dois municípios da BA), com Iasc de 68,41
Iasc Região Centro-Oeste (com mais de 30 mil unidades consumidoras): Companhia Energética de Goiás (Celg), com índice de 57,73
Iasc Região Sul (com mais de 400 mil unidades consumidoras): Companhia Paranaense de Energia (Copel), com Iasc de 74,44.
Iasc Região Sudeste (com mais de 400 mil unidades consumidoras): Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL Piratininga), com índice de 68,45
Iasc Regiões Sul/Sudeste/Centro-Oeste (até 30 mil unidades consumidoras): Companhia Jaguari de Energia (CJE), que teve o maior índice nacional 77,61
Iasc Regiões Sul/Sudeste (com mais de 30 mil e até 400 mil unidades consumidoras): Departamento Municipal de Eletricidade de Poços de Caldas (DMEPC), com 71,63
O índice de satisfação dos usuários de cada distribuidora está disponível no site da Aneel.
Comentários