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Câmara Municipal participa de ato público em prol do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá
O Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá promove nesta quinta-feira (08.06), às 17 horas, na Praça Alencastro, um ato público para que o governador Blairo Maggi libere o recurso das emendas parlamentares dos deputados estaduais para o estudo de impacto ambiental. A mobilização tem o apoio da Câmara Municipal de Cuiabá, Assembléia Legislativa, Prefeitura de Cuiabá, Prefeitura de Várzea Grande, Prefeitura de Santo Antônio de Leverger, Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, Corecon-MT, FIEMT e OAB/MT.
O Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá iniciou uma campanha com o objetivo de arrecadar recursos necessários dos estudos ambientais entre os municípios de Rondonópolis e Cuiabá, passando por Santo Antônio Leverger, conforme o traçado original.
Os valores estimados para elaboração do estudo são de R$ 2 milhões. A Câmara Municipal através do apoio integral dos 19 vereadores da Casa Leis destinou, por meio de emendas parlamentares, um total de R$ 500 mil. A Prefeitura de Cuiabá garantiu o recurso dos vereadores e disponibilizará mais R$ 500 mil.
Os integrantes do Fórum foram buscar apoio na Assembléia Legislativa e obtiveram o apoio dos 24 deputados estaduais que disponibilizaram por meio de suas emendas R$ 1 milhão, o que completa o valor necessário para realização dos estudos ambientes.
"Agora falta apenas o apoio do governador Blairo Maggi para liberar os recursos para o estudo. Ele se posicionou favorável para garantir os recursos, assim será um estimulo para que a holding Ferronorte inicie os trabalhos e em seguida a construção", disse o presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá e vereador, Francisco Vuolo.
Segundo Vuolo, a vinda da ferrovia em Cuiabá trará um avanço econômico imensurável para capital. "O desenvolvimento que ocorreu em Alto Araguaia é um exemplo. No ano de 2003 o município ocupava 27º lugar em arrecadação. Hoje com a ferrovia, a arrecadação já está entre os 10 primeiros municípios em arrecadação do estado", disse o vereador Francisco Vuolo.
Ele salientou que não vinda da ferrovia irá retardar o processo de desenvolvimento de Cuiabá, como também da Baixada Cuiabana. A capital é o local ideal para a vinda da ferrovia, pois concentra inúmeras indústrias no Distrito Industrial, além do Gasoduto, a Termelétrica e o Porto Seco.
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