Receita Federal libera consulta à malha fina do IR
Em 2005, a Receita liberou a consulta apenas no fim do ano, mas decidiu antecipar a liberação para acelerar a sua restituição ao contribuinte que corrigir os erros apontados no extrato de processamento.
Nem todos poderão saber se foram retidos na malha fina, já que a Receita ainda não processou todas as declarações. Porém, segundo o órgão, mais de 85% das declarações haviam sido processadas até o mês passado.
Até agora, 1,1 milhão de declarações estão na malha fina. Esse número pode cair até dezembro, já que elas ainda vão passar por diversas etapas de fiscalização.
Primeiro Lote A partir de quinta-feira, estará disponível para consulta o primeiro lote de restituição do IR. O dinheiro poderá ser sacado no dia 16 de junho, com correção de 2,28%.
Do total de 1.222.234 contribuintes que integram o primeiro lote, 913.529 têm mais de 60 anos de idade, cumprindo a prioridade determinada pelo Estatuto do Idoso. O montante devolvido pela Receita na primeira leva é de R$ 1,29 bilhão.
Segundo a Receita, foram liberadas mais de 13 milhões de declarações - 10 milhões delas para contribuintes que tiveram saldo zero de imposto. Outras 2 milhões de pessoas terão imposto a pagar, no valor de R$ 3,68 bilhões.
A consulta ao primeiro lote pode ser feita pela página da Receita na Internet (www.Receita.fazenda.gov.br) ou pelo Receitafone (0300-78-0300). Basta informar os números do CPF e do recibo de entrega.
Quem não incluiu na declaração a conta corrente para receber a restituição deve procurar uma agência do Banco do Brasil ou ligar para 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (outras cidades) e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que seja correntista. A restituição ficará disponível no banco por um ano.
Comentários