Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Junho de 2006 às 06:57
Por: Aline Chagas

    Imprimir


O Tribunal Regional Federal da 1ª Região concedeu habeas corpus ontem para sete acusados de participar do esquema de fraude licitatória, presos durante a Operação Sanguessuga, da Polícia Federal. Os desembargadores concederam por unanimidade os HCs para o ex-deputado Carlos Alberto Rodrigues Pinto (Bispo Rodrigues), Luis Carlos Moreira Martins, Erick Janson Sobrinho de Lucena, José Thomaz de Oliveira Neto, José Wagner dos Santos, Octavio José Bezerra Sampaio Fernandes e Adalberto da Testa Netto.

Esses foram os primeiros pedidos de habeas corpus julgados desde que o Supremo Tribunal Federal devolveu a competência de julgamento do caso para a Justiça Federal em Mato Grosso. Também foi julgado o pedido de HC de Ivo Marcelo Spínola da Rosa, mas os desembargadores mantiveram sua prisão por haver provas suficientes de seu envolvimento com o grupo. Ele é genro de Darci José Vedoin, dono da empresa Planam e considerado o chefe do esquema.

Pela decisão dos desembargadores, a liberdade de Ivo poderia atrapalhar as investigações. O único dos suspeitos que não estava preso era o empresário Adalberto Testa Netto, que vinha sendo considerado foragido desde que o STF decidiu pela recaptura dos suspeitos. Os desembargadores libertaram os outros sete acusados por não se sustentarem os motivos das prisões preventivas. Para os desembargadores, todos os suspeitos que tiveram o pedido de HC acatados ontem não oferecem risco à investigação.

Sobre José Wagner dos Santos, os desembargadores disseram que o fato dele ser irmão do presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, não significa que fez tráfico de influência. A decisão pela liberdade de José Wagner veio um dia depois que a Justiça Federal acatou a denúncia contra ele. Seu interrogatório em juízo está marcado para hoje, às onze horas.

Ontem o juiz federal da 2ª Vara Federal, Jeferson Schneider, acatou mais cinco denúncias encaminhadas pelo Ministério Público Federal sobre a Operação Sanguessuga. Rodrigo Medeiros de Freitas, Rogério Henrique Medeiros de Freitas, Adilson da Silva Guimarães, Maria Estela da Silva e Nívea Martins de Oliveira Ribeiro já estão com a primeira audiência marcada para quinta-feira. Com a decisão de Schneider, tomada ontem, sobem para dez o número de denúncias acatadas. Ainda há 71 a serem analisadas pelo juiz.

Os cinco respondem a processo por formação de quadrilha e crimes contra a paz pública, além de outros crimes, de acordo com cada denúncia. Os interrogatórios em juízo dos cinco, marcados para quinta-feira, começam às nove horas, com Rodrigo Medeiros. Em seguida está marcada a audiência com Rogério Medeiros. A primeira oitiva da tarde de quinta é com Adilson da Silva Guimarães, às 14 horas. Maria Estela da Silva prestará depoimento às 16 horas e Nivea às 18.

Hoje começam os primeiros depoimentos em juízo dos acusados que tiveram denúncias acatadas por Jeferson Schneider. Durante a manhã serão ouvidos Ricardo Augusto França da Silva, interrogatório com início às 9 horas, e José Wagner dos Santos. Os depoimentos recomeçam às 14 horas, quando Schneider ouvirá Marcelo Cardoso de Carvalho. Em seguida serão ouvidas Neureny Aparecida Medeiros, às 16 horas, e Angelita Felipe Nunes, às 18 horas.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296356/visualizar/