Escola desenvolve projeto sobre história e cultura afro-brasileira
O projeto visa o respeito e a valorização da história africana e assim construir uma sociedade democrática. Entre os meses de junho e outubro deste ano, os professores trabalharão um tema dentro de cada disciplina, desenvolvendo a metodologia e o conteúdo.
De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Luzia Rosa Polizel, os alunos terão a oportunidade de discutir e fazer uma analise crítica em relação à discriminação. “Com este projeto, nós estaremos orientando o aluno, a respeitar a pluralidade e a diversidade cultural existente na sociedade em que vive”.
O projeto, que atende a Lei Federal número 10.639, foi apresentado à comunidade no dia 18 de maio. Na ocasião, os alunos apresentaram danças de origem africana, como a capoeira, entre outras. Foram também ministradas duas palestras com temas relacionados à história e a cultura afro-brasileira.
Obrigatoriedade
Em janeiro de 2003 a Lei Federal número 10.639, tornou obrigatório o ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas públicas e privadas de Ensino Médio de todo o país. Essa lei altera outra, a 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A Lei foi um dos principais temas discutido pela Secretaria de Estado de Educação no I Fórum da Educação e Diversidade realizado em 2005.
Para atender a exigência, cada unidade escolar trabalha o assunto com os alunos de forma democrática, buscando assim o respeito pelas diferenças. Entre os conteúdos, as escolas deverão oferecer o estudo da História da África e dos Africanos, da luta dos negros do Brasil, da cultura negra brasileira e do negro na formação da sociedade nacional.
Comentários