Carros da Polícia Militar recebem controle eletrônico de abastecimento
Inicialmente o sistema (chip) será instalado em 1.168 veículos, que é a frota oficial nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, isso corresponde a 80% do total da frota do Estado. Para o superintendente de Patrimônio e Serviços, da Secretaria de Estado de Administração (SAD), André Gualda Sanches, a instalação do novo sistema está ocorrendo conforme previsto e os órgãos estão colaborando na liberação de suas frotas. “Em no máximo dois meses, estaremos concluindo esse processo de instalação dos chips. O processo de abastecimento eletrônico está previsto para a primeira quinzena de julho”, explicou.
Atualmente, o gasto do Governo com abastecimento é de aproximadamente R$ 30 milhões/ano e com o novo sistema a expectativa é de haja uma economia entre 20% e 50%. O novo processo de abastecimento não terá intervenção humana. Com o sistema informatizado, as requisições e autorizações para abastecimento deixarão de existir.
Para atender o novo sistema, três postos de combustíveis da BR Distribuidora serão habilitados, sendo dois em Cuiabá e um em Várzea Grande. Além destes três postos, outros nove serão implantados no interior, em cidades pólos, para atender a frota do interior.
As instalações são realizadas no estacionamento do Estádio Governador José Fragelli (Verdão). No local, os motoristas também recebem orientação sobre como funcionará o novo sistema de abastecimento.
Como funciona
Quando os veículos oficiais forem abastecidos, o chip instalado na boca do tanque de combustível e no bico da bomba de abastecimento se conectam e transferem os dados armazenados no veículo para a unidade computadorizada do posto. Assim, é possível obter uma série de informações sobre a utilização daquele veículo, como o dia, a hora, local de abastecimento e a média de consumo de combustível. Essas informações são enviadas para um sistema acessível para os gestores das frotas.
Comentários