Saúde intensifica o trabalho de combate a malária em Colniza
Na ocasião a Saúde do Estado vai realizar ações de supervisão nas áreas laboratorial, Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Atenção Básica e a principal, de rastreio através de busca ativa, controle químico e levantamento entomológico, diagnóstico e tratamento no atendimento às necessidades da saúde da população, principalmente aqueles que moram nas áreas de assentamento e de garimpo.
Para tanto, está se deslocando para Colniza uma equipe multidisciplinar com 18 técnicos especialistas nas áreas médica, laboratorial, epidemiológica, educação em saúde e de pesquisa, além, de cessão de materiais necessários para a realização de exames laboratoriais, medicamentos e insumos.
"Esta é mais uma ação da Saúde na ajuda ao município de Colniza. A região Noroeste recebeu, em março e setembro de 2005 o mesmo tratamento desta ação, porém vale salientar que os casos são mais freqüentes nesta região pela posição geográfica (mata amazônica), pela condição ecológica e pela ocupação espacial desordenada. Em Colniza especificamente os casos se elevaram principalmente nas áreas de glebas e de garimpos" disse Benedito Oscar Fernandes de Campos, assessor especial de Vigilância em Saúde.
Mato Grosso registrou 9.774 casos de malária em 2005. Dos 141 municípios do Estado, Colniza contribuiu com 80% dos casos.
Nos 5 primeiros meses de 2006 foram registrados 2.145 casos de malária no Estado. Desse total, Colniza apresentou 885 casos representando 41% do número de pessoas com a doença.
Comentários