Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 01 de Fevereiro de 2013 às 07:18
Por: GUSTAVO NASCIMENTO

    Imprimir


Cinquenta e quatro por cento das ruas de Cuiabá não são asfaltadas. Conforme dados da Prefeitura Municipal da Cuiabá, dos 2.550 km de vias, 650 km estão no núcleo urbano e 750 km são estradas vicinais.

Para moradores do bairro Altos da Serra, a falta de asfalto é um problema que nunca passa. “Não importa se estamos em época de seca ou de chuva, aqui sempre temos que conviver com a imundice. Na seca, é o pó que acaba com a garganta da gente. Na chuva, é a lama e um monte de poça d’água que enche de mosquito da dengue”, afirmou Jorge Badia Leque, de 37 anos, que mora na comunidade há seis anos.

Segundo ele, o problema maior ainda é o da locomoção, pois como as ruas são de terra, na época de chuvas elas assoreiam e enchem de buracos. “Apenas metade da avenida central do bairro tem asfalto (avenida Mato Grosso). O resto é só pó, lama e buraco. Você vê condição de passar um carro aqui?! A minha esposa está grávida e tem que andar mais de um quilômetro e meio para pegar o ônibus e fazer as consultas. Nem ônibus trafega na área devido à falta de condições. Pagamos caro pela passagem e ainda temos que andar”.

Leque conta que as ruas esburacadas fazem com que outros serviços fiquem defasados como o recolhimento de lixo. “Caminhão de lixo?! Isso é coisa rara, o coitado do lixeiro tem que descer a pé e levar o que pode para o caminhão”, afirmou

Rosi Kelly Pereira tem 24 anos e passa por problema semelhante. Ela é casada com um servente de pedreiro e há 4 anos moram no local. Mãe de três filhos, está grávida de um quarto. Reclama da falta de estrutura do local que sempre piora nos dias chuvosos. “Falta asfalto, falta esgoto, falta tudo.”

Ela afirma que a situação é recorrente e todo ano o piora. Além do medo de doenças por conta da água parada. “Olha o tanto de lixo aqui. As minhas crianças ficam brincando ali com essa água toda empoçada em volta. Nem drenar a prefeitura vem. Mas, cobrar o imposto, isso eles cobram”.

PREFEITURA - A Secretaria Municipal de Obras Públicas suspendeu no começo de janeiro o programa Poeira Zero, responsável pela pavimentação dos bairros em Cuiabá. O motivo, segundo a prefeitura, é a criação de uma comissão temporária que está avaliando a dívida deixada pelo mandato anterior. Somente após a avaliação geral o programa poderá voltar a funcionar. O prazo da comissão é até março.

A assessoria informou ainda que no período está realizando apenas obras emergenciais de reparos. Obras estruturais serão realizadas após março.




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/29657/visualizar/