“O Segredo de Brokeback Mountain” chega à CVC Vídeo
Mas é preciso dizer que o filme é, mais do que tudo, uma linda história de amor. Há algum tempo, as grandes produções de Hollywood vinham tentando recuperar o lirismo dos verdadeiros romances, como nos mostram filmes como Titanic e Shakeaspeare Apaixonado. Mas foi preciso o olhar sereno e sensível de Ang Lee para colocar os pontos nos is e inscrever O Segredo de Brokeback Mountain no seleto grupo de grandes filmes de amor, ao lado de E o Vento Levou e Casablanca.
E o segredo para isso não tem muito a ver com o fato de ser uma história de amor entre dois jovens cowboys nos anos 60. O que dá a este filme a marca de um grande romance é o fluir das imagens, uma linda trilha sonora (que permanece na mente dias após assistirmos ao filme) e uma boa história, com personagens muito verossímeis, feitos de carne, osso e muito sentimento. Se o preconceito for menor que a curiosidade sobre a tal Montanha Brokeback, o que você vai ter nas mãos é uma pequena grande jóia.
A história do filme, baseada em um conto da escritora Anne Proulx, mostra Ennis del Mar e Jack Twist como dois peões de ovelhas indo para um temporada de inverno na Montanha Brokeback. Do convívio direto, surge uma amizade tímida, que o inverno ajuda a transformar em paixão. O trabalho chega ao fim e os dois voltam à realidade, levando-os a engolir a seco aquele estranho sentimento. O tempo passa, Ennis se casa e forma uma família, assim como Jack. Mas o reencontro vem, e o sentimento escondido, silenciado, mas sempre presente, retorna mais forte ainda.
O Segredo de Brokeback Mountain é um filme simples, sem efeitos especiais ou mudanças revolucionárias no roteiro. Tem uma ótima história, que une romance com polêmica, e um ótimo diretor, que soube dosar na medida certa até onde poderia ir o romance e a polêmica. Há bons atores, e é difícil saber quem é ao certo o protagonista entre Heath Ledger e Jake Gyllenhaal. Apesar de diferentes temperamentos, seus personagens têm em comum um atuação sincera, humana, sem maneirismos ou espaço para estereótipos.
E Michelle Williams, uma das esposas, mostra num diálogo marcado pelo ranger de dentes porque é a melhor promessa da nova geração de atrizes vindas de seriados de TV. E, para não tomar muito do seu tempo, talvez baste dizer que assistir Heath Ledger na pele de Ennis, trancando as palavras com a boca pra sufocar o amor por Jack, é como ver pela primeira vez a fúria de Marlon Brando: uma experiência de impacto.
FICHA TÉCNICA
O Segredo de Brokeback Mountain Com Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Michelle Williams. Direção: Ang Lee.
Comentários