Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Junho de 2006 às 08:41
Por: Nadja Vasques

    Imprimir


Hoje começam as inscrições para os primeiros 16 cursos oferecidos pela Prefeitura de Cuiabá na primeira etapa do convênio de profissionalização assinado com a Fundação do Centro Federal de Educação Tecnológica(Fundetec).

Estão sendo abertas 500 vagas em bairros das quatro regiões da cidade. Na região Norte(Grande CPA), as vagas são para os cursos de garçom, técnicas de bijouterias, fabricação de salgados, confecção de caixas de presentes.

Na região Leste(centro, que compreende bairros como Quilombo, Jardim Guanabara, Novo Horizonte e outros) os moradores serão beneficiados com cursos de técnicas de jardinagem, técnicas de babá, pintura de parede e informática básica.

Na região Sul(Coxipó), a comunidade terá cursos de técnicas de zeladoria, telemarketing, fabricação de pães, técnicas de venda.

Na região Oeste são para doméstica com ênfase em culinária, técnicas de confeitaria, técnicas de empacotamento e embelezamento de pés, mãos e cabelos.

Prioritariamente, participarão dos cursos as pessoas que possuem filhos matriculados nas creches municipais e filantrópicas, no Bolsa Família, no Peti(Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), freqüentam os Centros de Convivência para Idosos(CCI´s), Agente Jovem, moram em abrigos como as casas de Amparo(para mulheres vítimas de violência) e da Retaguarda(adolescentes entre 7 e 17 anos vítimas de violência e exploração sexual) do BPC(Benefício de Prestação Continuada), Serviço de Proteção em Meio Aberto e outros programas sociais.

Esses cursos serão oferecidos gratuitamente com verbas obtidas pelo município junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome(MDS), dentro do programa de Ações Sócio-educativas de Apoio à Família(Asef).

A diretora de Políticas Sociais da SMASDH, assistente social Elo Fontes, informa que para cada curso estão sendo disponibilizadas entre 25 e 30 vagas. O tempo de duração, conforme Elô, varia de acordo com a exigência curricular. Alguns são de 40 horas/aulas, outros de 60, mas tem capacitação com até 180 horas aulas, seria o caso de técnicas de Embelezamento de Mãos, Pés e Corte de Cabelo.

A diretora Elô Fontes explicou que dentro do cronograma dos cursos ainda está em aberto é o horário do início da aulas, que somente será definido a partir da opção feita pelas pessoas inscritas. Essa medida, observa Elô, é uma forma de permitir que quem tem emprego e quer se profissionalizar ou aprimorar seus conhecimentos na área possam ter a oportunidade de freqüentar as aulas sem comprometer as atividades que garantem o sustento de sua família.

As inscrições serão feitas nas creches municipais e unidades sociais dos bairros de cada região da cidade. Exemplo: no bairro Altos da Serra, região Norte, as inscrições devem ser feitas na Creche Municipal Edna Catarina.

O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Edivá Pereira Alves, destacou que dentro do convênio Prefeitura/Fundetec até dezembro deste ano serão oferecidas 4 mil vagas em 40 cursos profissionalizantes.

Todos os cursos, frisa Edivá, acontecerão nos bairros, precisamente nas unidades sociais municipais como creches e CRAS(Centro de Referência em Assistência Social) e CCI´s(Centro de Convivência de Idosos) como forma de facilitar o acesso, a permanência e melhorar o desempenho dos participantes.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296744/visualizar/