UFMT faz amanhã seminário sobre produção de etanol com batata-doce
O Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizará, amanhã, um seminário sobre batata-doce como fonte de matéria prima para produção de etanol. O evento será às 14h, no auditório do instituto e terá como palestrantes os professores Romildo Ramos ( do IF), Anderson Santana (do ICET) e Joadil Abreu, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famev). Os pesquisadores, que coordenam projeto científico na área, falarão sobre a viabilidade de produzir etanol com a referida cultura e a utilização de seus derivados.
De acordo com os professores, o Brasil é “reconhecidamente, um país detentor de tecnologia do etanol a partir da cana-de-açúcar, há aproximadamente 35 anos. Neste caso ele constitui um exemplo de sucesso. A exploração de outras fontes de matéria prima, para a produção de etanol, se faz necessária, dada a dimensão do Brasil. A diversificação da matriz bioenergética pode ser uma nova oportunidade de emprego e geração de renda. A busca de novas fontes de matéria-prima para produção de etanol deve ser estudada, de forma a oferecer mais opções às diferentes realidades do solo e clima do país”.
Os profissionais observam ainda que a busca pela produção de ‘combustíveis limpos’ não derivados de petróleo e fontes minerais tem incentivado e impulsionado as pesquisas para a produção de álcool a partir da batata-doce no Brasil.
A entrada no seminário é franca e não requer inscrição prévia.
Comentários