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Cuiabá discute implantação de metrô de superfície com franceses
Uma missão francesa, formada pelo adido econômico da França, Sthefan Dubost, pelo conselheiro Econômico e Comercial da Embaixada da França no Brasil, Dominique Mauppin e assessores, visitou Cuiabá na tarde de sábado (03).
Eles percorreram 22,5 quilômetros em companhia do prefeito Wilson Santos e do secretário municipal de Transporte Urbano, Oscar Soares, com o objetivo de fazer um estudo de viabilidades para a cooperação entre a Prefeitura de Cuiabá e o governo francês, a fim de implantar um sistema de transporte conhecido como VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) na Capital.
A proposta do projeto do VLT precisa de investimentos altos para implantação, mas para o prefeito da capital, com o suporte do governo francês é viável. As autoridades francesas vêem Mato Grosso (e conseqüentemente Cuiabá) como uma região promissora e que tem muito a oferecer em contrapartida à França, explica o prefeito da capital.
"Mato Grosso tem um turismo forte, uma vocação econômica definida e perspectivas econômicas sólidas. Daí nosso interesse também", disse o adido econômico francês, Sthefan Dubost. Foram observados alguns pontos nas avenidas dos Trabalhadores e do CPA e alguns troncos de transporte metropolitano.
Metrô de Superfície
O VLT (ou metrô de superfície) é a solução de transporte coletivo mais razoável hoje no mundo, sendo largamente utilizado na França, Alemanha e Estados Unidos. É um modelo de carro exclusivamente elétrico, mais silencioso, não-poluente e baixo, o que dispensa a necessidade de plataforma para embarque dos passageiros. No projeto original francês a composição utilizada seria movida a diesel ou com motor diesel-elétrico.
Não há nada definido ainda, mas Cuiabá aposta no sucesso das negociações. "Se o adido francês e o alto funcionário da embaixada francesa vêm a Cuiabá, é porque há interesse", disse Wilson Santos.
O secretário Oscar Soares Martins informou que está prevista a chegada de dois técnicos franceses com o intuito de fazer uma vistoria técnica em Cuiabá. A idéia é fazer um levantamento sobre as características físicas (relevo e vegetação) e climáticas da Capital mato-grossense, assim como potencialidades, infra-estrutura e meio ambiente.
Eles percorreram 22,5 quilômetros em companhia do prefeito Wilson Santos e do secretário municipal de Transporte Urbano, Oscar Soares, com o objetivo de fazer um estudo de viabilidades para a cooperação entre a Prefeitura de Cuiabá e o governo francês, a fim de implantar um sistema de transporte conhecido como VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) na Capital.
A proposta do projeto do VLT precisa de investimentos altos para implantação, mas para o prefeito da capital, com o suporte do governo francês é viável. As autoridades francesas vêem Mato Grosso (e conseqüentemente Cuiabá) como uma região promissora e que tem muito a oferecer em contrapartida à França, explica o prefeito da capital.
"Mato Grosso tem um turismo forte, uma vocação econômica definida e perspectivas econômicas sólidas. Daí nosso interesse também", disse o adido econômico francês, Sthefan Dubost. Foram observados alguns pontos nas avenidas dos Trabalhadores e do CPA e alguns troncos de transporte metropolitano.
Metrô de Superfície
O VLT (ou metrô de superfície) é a solução de transporte coletivo mais razoável hoje no mundo, sendo largamente utilizado na França, Alemanha e Estados Unidos. É um modelo de carro exclusivamente elétrico, mais silencioso, não-poluente e baixo, o que dispensa a necessidade de plataforma para embarque dos passageiros. No projeto original francês a composição utilizada seria movida a diesel ou com motor diesel-elétrico.
Não há nada definido ainda, mas Cuiabá aposta no sucesso das negociações. "Se o adido francês e o alto funcionário da embaixada francesa vêm a Cuiabá, é porque há interesse", disse Wilson Santos.
O secretário Oscar Soares Martins informou que está prevista a chegada de dois técnicos franceses com o intuito de fazer uma vistoria técnica em Cuiabá. A idéia é fazer um levantamento sobre as características físicas (relevo e vegetação) e climáticas da Capital mato-grossense, assim como potencialidades, infra-estrutura e meio ambiente.
Fonte:
Redação com Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296878/visualizar/
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