Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 04 de Junho de 2006 às 08:46

    Imprimir


"Se vocês fizerem um único erro em relação ao Irã, o fornecimento de energia será definitivamente colocado em sério risco", disse.

Em um discurso na TV estatal, Khamenei disse ainda que as acusações de que o Irã está tentando produzir uma bomba nuclear são uma "completa mentira".

Ele insistiu que o Irã não vai desistir de seu direito de produzir energia nuclear.

No discurso deste domingo, que marcou o aniversário da morte do "pai da revolução", o Aiatolá Khomeini, Khamenei fez ataques aos Estados Unidos.

"Como vocês falam de direitos humanos e oposição ao terrorismo quando seu governo tem prisões como Guantánamo e Abu Ghraib?", disse.

O Aiatolá afirmou ainda que os Estados Unidos são o país mais odiado do mundo e questionou se há realmente um consenso internacional sobre o programa nuclear iraniano.

Propostas

O governo do Irã disse que vai analisar a proposta de acordo feita por Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia, China e Alemanha.

Mas o presidente do Irã, Mahmoud Ahmedinejad disse neste sábado que o país não pretende negociar o "direito legítimo" de produzir combustível nuclear.

Ahmedinejad antecipou que qualquer decisão será tomada tendo como base os interesses do Irã.

A proposta de acordo deverá ser entregue ao governo iraniano na segunda-feira pelo representante da União Européia para Assuntos Internacionais, Javier Solana.

E pelo que foi antecipado por representantes das seis superpotências, o documento contém incentivos e ameaças de sanções, na tentativa de convencer o Irã a suspender seu programa nuclear.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296942/visualizar/