Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 03 de Junho de 2006 às 17:55

    Imprimir


O Irã vai avaliar uma série de incentivos de seis potências mundiais que exortam o país a suspender a produção de combustível atômico, afirmou neste sábado o presidente Mahmoud Ahmadinejad. Ele insistiu, no entanto, que o ponto crucial do pacote ainda era inaceitável.

O responsável pela política externa da União Européia (UE), Javier Solana, entregará em breve propostas acordadas pelos ministros de Relações Exteriores de Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, Alemanha, França e China, na quinta-feira.

"Não iremos julgar as propostas rapidamente", afirmou Ahmadinejad a uma multidão reunida perto do túmulo do aiatolá Khomeini, pai espiritual da Revolução Islâmica de 1979.

"Mas usar tecnologia nuclear para a produção de combustível para fins pacíficos é parte de nossos direitos legais e nós nunca negociaremos isso com ninguém."

Não está claro se o pacote de incentivos inclui esse tema e como poderia brecar a insistência do Irã em produzir seu próprio combustível nuclear. Diplomatas têm trabalhado em pacotes para o Irã, desde oferta de reatores a garantias de segurança.

Países ocidentais afirmam que o Irã só pode provar que está construindo estações de energia nuclear e não bombas se desistir do trabalho com combustível atômico. Teerã tem se recusado a aceitar essa exigência.

"Nós não vamos nos apressar e vamos avaliar as propostas", assegurou Ahmadinejad.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296999/visualizar/