Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 03 de Junho de 2006 às 09:47

    Imprimir


São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre hoje (3) mais uma etapa de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Consócio Social da Juventude, que faz parte do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), do Ministério do Trabalho e Emprego.

A cerimônia, prevista para começar às 10 horas em Santo André, no ABC paulista, ocorre na sede da Cooperativa dos Empregados da Volkswagen do Brasil, onde foi erguido um espaço exclusivo para essa finalidade, o Centro da Juventude.

Esta será a terceira fase desenvolvida naquela região. Os 2 mil inscritos estão espalhados por sete cidades: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Diadema.

"Esse trabalho é extremamente positivo porque atinge a parcela da população mais necessitada e sem expectativas de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho", disse o diretor da cooperativa, Teodoro Brasílio de Lima.

Segundo ele, o investimento para os 60 cursos a serem oferecidos é de R$ 2 milhões – dos quais 10% são provenientes da iniciativa privada. Os cursos serão dados por entidades assistenciais que incluem organizações não-governamentais (ONGs), selecionadas por meio de licitação.

O candidato deve ter entre 16 e 24 anos, ser membro de família com renda per capita de meio salário mínimo, estar cursando o ensino fundamental ou médio ou outros cursos para jovens e adultos. Além disso, não pode ter vínculo empregatício.

De acordo com Lima, todas as vagas estão preenchidas, e os escolhidos foram indicados pelas entidades assistenciais. "O nosso público-alvo é o que vive sob maior vulnerabilidade, e a cooperativa aceitou o desafio para ajudar esses jovens a não caírem na marginalidade", afirmou, lembrando que o desemprego é maior entre esses jovens. "As estatísticas mostram que chega ao dobro das demais faixas", acrescentou.

No Centro da Juventude, onde vão estudar 250 alunos, há um auditório com 100 lugares, uma sala pedagógica, uma biblioteca, nove oficinas, praça de convivência, área de recreação, refeitório e banheiros. Entre os cursos oferecidos estão: cabeleireiro, depilação, manicure e pedicure, marcenaria, artesanato cultural, pintura e texturização.

Em Diadema, os inscritos terão aulas de entalhe em madeira, técnicas de serigrafia e práticas administrativas, entre outros. Em Mauá, haverá também treinamento em administração e práticas para garçom e garçonete. Em São Caetano do Sul, haverá cursos de desenho de página na internet, editoração eletrônica e formação de eletricistas. Em Ribeirão Pires, serão oferecidas aulas de culinária, teatro e técnicas de recreação e animação de festas. Em Rio Grande da Serra, haverá apenas uma modalidade: técnicas de vendas.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, cerca de 30% dos alunos são inseridos no mercado de trabalho. Nas etapas anteriores, 2.859 jovens passaram pelos cursos, sendo que, em 2004, 321 entraram para o mercado e, em 2005, 706. Desde a implementação dos consórcios, em 2003, foram atendidos 62 mil jovens de baixa renda.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297120/visualizar/