Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 02 de Junho de 2006 às 15:49

    Imprimir


A aplicação dos princípios que norteiam o funcionamento do Sistema Único de Saúde (Universalidade, Eqüidade e Integridade) motiva a Secretaria de Estado de Saúde a disponibilizar o atendimento de saúde a segmentos especiais da população de Mato Grosso.

O Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) oferece assistência referenciada em vacinas com indicações específicas para pacientes com doenças pulmonares e cardiovasculares crônicas, insuficiência renal crônica, síndrome nefrótica (doença renal), síndromes genéticas, imuno-deprimido (quando o paciente perde a defesa do organismo) ou imuno-comprometido (transplantados, portadores de infecções virais e neoplasias).

O Centro, que encontra-se localizado no Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), à rua Thogo Pereira, nº 63, no Centro de Cuiabá, foi implantado seguindo a Instrução Normativa nº 02 de 24 de setembro de 2002, posteriormente alterada pela portaria nº 48 de 28 de julho de 2004 do Ministério da Saúde e, por intermédio do Programa Nacional de Imunização (PNI), vem investindo na aquisição de imunoglobulinas e vacinas especiais.

O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, aos finais de semana e feriados, o centro também funciona para liberação de vacinas e imunoglobulina às unidades hospitalares ou mesmo para atendimento de recém-nascidos de mães portadores da hepatite “B”, que precisam ser vacinados nas primeiras 12 horas de vida.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Centro de Referência, Dayse Mayolino, com o funcionamento do centro, o Estado coloca à disposição dos setores público e privado, imunobiológicos não disponíveis na rede básica, seguindo critérios de indicação do Ministério da Saúde. “O Centro atende em nível ambulatorial usuários referenciados sejam adultos e crianças imunodeprimidos ou predispostos a desenvolver infecções graves e que necessitam de imunobiológicos (vacinas e imunoglobulinas) que não estão disponíveis na rotina dos postos de saúde”, disse.

Entre os imunobiológicos especiais disponíveis estão os contra as hepatites “A” e “B”, contra varicela, vacina de vírus inativos contra poliomielite, contra pneumococo, DTP (Tríplice)Acelular, imunoglobina humana contra raiva e contra varicela-zoster, imunoglobulina contra tétano, vacina meningogócica conjugada “Grupo C” e pneumocócica conjugada heptavalente, pentavalente (tétano,difteria, coqueluche, hepatite B e influenza B) e influenza simples. “São produtos especiais de alta tecnologia e de alto custo, comprovadamente eficazes e seguros”, disse.

Conforme o médico infectologista, Sandoval Carneiro Filho, o Centro de Referência atende pacientes encaminhados por médicos da rede pública ou privada. No Centro, é feita uma nova avaliação das condições do paciente, da necessidade de vacinação e do esquema mais adequado. “O CRIE também investiga, notifica e acompanha os casos suspeitos de eventos adversos pós-vacinais e avalia a solicitação de imunobiológicos especiais para as unidades hospitalares e municípios do Estado”, comentou.

Sandoval Carneiro lembrou que atualmente um dos objetivos do Centro de Referência é sensibilizar os médicos para que encaminhem os pacientes com indicação e que têm direito às vacinas especiais. “Existe um grande número de pessoas que podem ser beneficiadas com estas vacinas e cabe aos médicos atentar para esta necessidade”, destacou.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário