Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 02 de Junho de 2006 às 07:24

    Imprimir


A produção mato-grossense de cana-de-açúcar registra incremento de 1,5%, subindo de 13,460 milhões de toneladas na safra passada para 13,668 milhões de toneladas neste ano agrícola. A previsão é de alta de 15,5% na produção de todo o Centro-Oeste, que passará de 38,807 milhões de toneladas de cana na safra 2005/2006 para 44,825 milhões. No Brasil, conforme a estimativa da Conab, a produção avançará de 431,413 milhões de toneladas para 469,823 milhões de toneladas, incremento de 8,9%.

A estimativa de produção ainda poderá ser maior nos próximos levantamentos da Conab em função da inauguração recente de mais 2 indústrias sucroalcooleiras no Estado. De acordo com o Sindalcool, foi inaugurada uma planta da Usimat em Campos de Júlio e reativada a unidade da Cooperativa de Produtores de Rio Branco (Cooperb) em Mirassol D"Oeste, na região de Cáceres.

Duas cartas consultas foram entregues à Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) para a construção de plantas industriais em Tangará da Serra e Alto Boa Vista, mas não há previsão de quando os investimentos irão se consolidar.

Independente da capacidade de produção instalada, é o escoamento hoje o principal entrave do setor sucroalcooleiro em Mato Grosso. O presidente do Sindalcool, Piero Parini, afirma que articulação pela extensão até Mato Grosso do alcooduto que irá ligar São Paulo a Goiás é fundamental às indústrias regionais. Hoje o álcool produzido no Estado não é exportado, seja pelos custos do frete ou pela "contaminação" do produto por hidrocarbonetos com o transporte em tanques que chegam ao Estado carregados de óleo diesel, condição vetada pelo mercado internacional.(JS)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297365/visualizar/