Usina de leite de soja atende crianças carentes em Cuiabá
Durante a solenidade, foi assinado o Temo de Cooperação que firma a parceria entre a Fundação, a Setecs, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Casa Militar, a União Cuiabana de Associação de Moradores (Ucam) e a União Coxipoense de Associação de Moradores de Bairros (Ucamb) e a prefeitura de Cuiabá.
Esta parceria garante a distribuição de leite para crianças carentes da Capital, pois a Fundação André Maggi reativa a fábrica de leite com a proposta de disponibilizar parte da produção ao Estado, que por sua vez, atenderá aos anseios das lideranças comunitárias de Cuiabá. São as associações de bairros (Ucam e Ucamb) os responsáveis pela distribuição desse leite, atendendo assim a comunidade carente e entidades filantrópicas.
Segundo o presidente da Ucamb, Édio Martins, as associações foram procuradas pela Fundação para trabalhar no cadastramento, acompanhamento e fiscalização do projeto ‘Leite para Todos’. “O programa atende a crianças mais carentes, de seis meses a 12 anos de idade. Para muitos, este será o único alimento do dia”, ressaltou.
O presidente da Ucam, Valmir Cardoso de Oliveira, destacou a importância do leite de soja para a região do Pedra 90, uma das mais pobres de Cuiabá. “Naquela localidade, temos uma creche com 540 alunos, futuros beneficiados pelo projeto”, destacou.
O projeto atenderá 14 bairros de Cuiabá e 11 entidades, totalizando mais de cinco mil crianças beneficiadas. A usina se propõe a disponibilizar 18 mil frascos de leite de soja de 200 ml por semana, sendo que 9 mil unidades serão distribuídas na base territorial da Ucamb e outras 9 mil na base territorial da Ucam. Será distribuído 01 frasco de leite por criança, sendo 02 frascos por semana para cada uma.
“Resgatamos hoje uma usina que estava abandonada para matar a fome de quem não tem o que comer em casa. O objetivo entre os parceiros é único: propiciar a nutrição às centenas de crianças que ainda sofrem com a falta de alimentação adequada, enfatizou a secretária Terezinha Maggi.
A babá, Gonçalina Bernadina da Silva de Oliveira, 37 anos, agradeceu a distribuição do leite, que ajudará no sustento do filho de 09 anos. “Meu filho nasceu prematuro e hoje pesa apenas 20 kg. Ele tem suas atividades normais, mas é muito magrinho e frágil. Tenho certeza que este leite fará a diferença e ajudará meu filho a ganhar peso”, contou.
Entre os bairros contemplados estão o Jardim Florianópolis, Vitória, União, Altos da Glória, Dr. Fábio II, Nova Conquista, João Bosco Pinheiro, Jardim Industriário II, Asproverde, Pedra 90 I e II, Lagoa Azul, Sonho Meu e Jardim Botânico.
Fundação
A Fundação André Maggi possui outras três usinas de leite de soja, localizadas nos Municípios de Rondonópolis e Sapezal, no Mato Grosso, e Itaquatiara, no Estado do Amazonas.
“Desde o início, decidimos que o grupo Amaggi teria que ter uma inserção social nas comunidades em que têm suas atividades. Anualmente, retiramos um percentual dos lucros das empresas e destinamos à Fundação, que por sua vez, utiliza em trabalhos voltados para a área social, como é o caso das usinas de distribuição de leite. Essas quatro usinas juntas têm a capacidade de produzir três milhões de saquinhos de leite por ano, beneficiando 290 mil crianças”, discursou o governador Blairo Maggi
A presidente da Fundação, Maria de Fátima Maggi Ribeiro, destacou outra preocupação do projeto. “Vale ressaltar, que para receber o próximo saquinho de leite, é necessário levar o saquinho vazio do leite anterior, contribuindo também com a limpeza das ruas da cidade”.
Todo o processo de trabalho da usina terá um gerenciamento adotado através de um plano estratégico com moldes de fiscalização, acompanhamento, controle e avaliação diariamente dos pontos de distribuição. Inclusive, a Secretaria de Saúde (SES) disponibilizará o veículo com motorista para apoio no transporte do leite e uma nutricionista, que visitará os pontos de distribuição.
Comentários