Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 01 de Junho de 2006 às 16:48

    Imprimir


Os 200 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública que vão ajudar a combater o crime organizado no Mato Grosso do Sul começam a atuar amanhã (2). Segundo o secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, a previsão é de que a tropa de elite, formada por policias militares e bombeiros de 22 estados, permaneça dois meses no estado.

Os integrantes da força se apresentaram em Campo Grande, durante solenidade que contou com a presença do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, do governador, José Orcírio Miranda dos Santos (Zeca do PT) e do secretário Nacional de Segurança Pública. O ministro assinou acordo com o governo estadual para a liberação de R$ 2,354 milhões para a reforma do presídio de Dourados, destruído durante uma rebelião em 14 de maio. De acordo com Luiz Fernando Corrêa, o dinheiro será liberado imediatamente.

Sobre as atividades da Força Nacional, o secretário informou que, inicialmente, o grupo vai trabalhar a partir de um planejamento básico, que poderá sofrer mudanças de acordo com necessidades identificadas pela área de inteligência. Além do reforço às ações da política militar do estado, uma das frentes de atuação é a segurança nas cidades onde estão situados presídios, como Campo Grande e Dourados. "Se nós estamos tratando de organizações criminosas com integrantes presos, eles devem ter apoio logístico de pessoas que estão lá de fora, então temos que ter efetivos nessas proximidades", explicou.

Segundo o secretário, os integrantes da força nacional também vão fiscalizar pontos de acesso a Campo Grande, as divisas entre o Mato Grosso do Sul e outros estados e as fronteiras com países vizinhos. "A idéia é que os pontos de entrada no país, por onde entram droga, arma, cocaína, maconha, tenha postos de controle de fiscalização e policiamento."

Além de armamento pesado, armamento não-letal para controle de situações de distúrbio e equipamentos de segurança, os integrantes da tropa vão contar com 25 caminhonetes. Segundo o secretário, o governo federal doou equipamentos à polícia local, como coletes, capacetes e carabinas. "Também estamos acelerando a aquisição de veículos para o estado, para que eles ganhem mobilidade nesse momento crítico".





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297453/visualizar/