Consumidores vão conhecer quanto pagam de imposto
“Com o projeto-de-lei, queremos que o consumidor saiba quanto de imposto ele está pagando ao adquirir uma geladeira ou uma roupa, ou mesmo um produto na área da alimentação ou higiene, por exemplo”, explica o diretor regional do IBPT, Darius Canavarros Palma.
A campanha, denominada “De olho no imposto”, prevê a transparência fiscal. “Ao saber quanto de imposto está pagando pela mercadoria adquirida, o consumidor passa a lutar por uma melhor aplicação dos recursos oriundos da arrecadação e pela redução dos tributos”, assinala. O objetivo da campanha é conscientizar a população e regulamentar o parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição Federal, que diz: “A lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços”.
O projeto de lei que será apresentado exige que os estabelecimentos comerciais informem no rodapé da nota fiscal o valor aproximado dos tributos incidentes na compra do produto ou serviço.
Os estabelecimentos menores poderiam afixar listas com os valores aproximados, assim não haveria a necessidade de ser o valor exato do imposto, já que a proposta não tem relação com a obrigatoriedade fiscal do documento, mas com o direito do consumidor de ter informação sobre o imposto que paga.
Comentários