Professores terão curso sobre Braille e Código Matemático Unificado
O braille é um sistema organizado em símbolos, que substitui o alfabeto convencional por um alfabeto de pontos em relevo, o que possibilita ao deficiente visual a escrita e a leitura. Já o Código Matemático Unificado oferece opções para a representação dos símbolos que não têm correspondentes adequados no sistema braile, como os índices e as marcas.
O curso de formação, que será destinado a professores do Ensino Fundamental, terá uma carga de horária de 120h e será realizado no Hotel Veneza, em Cuiabá. Das 30 vagas ofertadas, 10 foram destinadas para professores de Cuiabá e Várzea Grande e 20 para profissionais do interior do Estado.
Conforme a gerente de Educação Especial da Seduc, Nagila Edilamar Vieira Zambonato, o curso visa à melhoria e ampliação dos serviços educacionais especializados para alunos com deficiência em grau de cegueira, além de oferecer subsídios aos professores para a efetivação da inclusão de alunos com deficiência visual nas salas de aulas.
A UBC, com recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento do Ensino (FNDE), custeará os materiais instrucionais, didáticos e pedagógicos como apostilas, regletes, punções, pastas; passagens, hospedagens e alimentação para os participantes do interior e do ministrante, bem como o almoço para os professores de Cuiabá e Várzea Grande.
Como contrapartida, a Seduc vai viabilizar a certificação dos participantes, bem como os lanches a serem oferecidos durante o curso e demais materiais necessários para a realização do evento, a exemplo de data show, computador, televisão, lápis caneta, papel sulfite etc.
Investimentos
Desde 2003, o Governo do Estado em parceria com o governo Federal já investiu R$ 263,4 mil em formação de professores para atender os Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs). Esses recursos beneficiaram 4.907 professores de 184 escolas em 118 municípios do Estado.
Comentários