Meteorologista é demitido por errar trajetória de tufão
O diretor havia emitido um comunicado de advertência sobre o tufão Chanchu em meados de maio. Mas só um dia depois das outras agências da região. O resultado foi que o tufão surpreendeu em alto mar centenas de pescadores.
Thanh, que recebeu fortes críticas da imprensa local e dos parentes das vítimas, lamentou o incidente. Mas se recusou a aceitar qualquer responsabilidade pelos prognósticos meteorológicos. Para ele, a agência fez o seu trabalho o melhor que pôde, levando em conta os meios de que dispõe.
O tufão Chanchu, que entrou no mar da China Meridional no dia 9 de maio, seguia para o oeste, em direção à região central do Vietnã.
Mas, ao se aproximar da costa do país, dia 15, mudou de rota e foi para o norte, o que surpreendeu centenas de pescadores.
Os críticos observaram que outras agências meteorológicas internacionais anunciaram corretamente a mudança no rumo do tufão com um dia de adiantamento.
Segundo as autoridades, foram encontrados os corpos de 30 pescadores. Outros 180 continuam desaparecidos desde meados do mês, quando passou o tufão.
Comentários