Hércules e Arcanjo ficarão na mesma ala do presídio
A informação é do secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Célio Wilson de Oliveira. Hércules é apontado como sendo o principal pistoleiro da organização criminosa liderada pelo "Comendador". Oliveira pondera que a ida de Hércules para a unidade pode ser acelerada se for constatado indício de fuga.
Ele avalia também que não existe justificativa para a despesa em manter um efetivo exclusivamente para cuidar de Arcanjo e outro número para Hércules. "A única justificativa para manter Hércules é uma questão de segurança, pelo fato dele ser um ex-policial".
O pistoleiro ocupa hoje uma "cela" improvisada dentro da sede do Batalhão de Guardas, que é responsável pela segurança na unidade prisional. Alguns metros dali, fica Arcanjo.
Por falta de agentes prisionais e de aparelhagem de seguranças, apenas ele ocupa um prédio todo deixando 51 vagas ociosas no local, sendo que o déficit hoje no sistema prisional é de cerca de duas mil vagas.
Colocar Arcanjo e Hércules em um único local é a uma idéia analisada desde outubro do ano passado, quando o Raio 5 ainda era uma ala federal. A Sejusp, nessa época, encaminhou ao Ministério da Justiça um pedido para que pudesse transferir Hércules Agostinho para lá.
O secretário de Justiça argumenta ainda que o Raio 5 será destinado a presos de alta periculosidade, ligados ou não ao crime organizado.
A obra, entregue esse ano, custou R$ 1,49 milhão, sendo 10% de contrapartida do governo estadual.
A ala passou mais de um ano desativada por falta de instalação de equipamentos de segurança.
Diferentemente do que acontece nos presídios estaduais, nessa ala existem dez celas individuais, em que o detento não tem acesso ao banho de sol coletivo. Também existem seis celas duplas e outras cinco com capacidade para seis homens.
Comentários