‘Comendador Sanguessuga’
O título de comendador a Darci Verdoin foi concedido pelo Legislativo de Cuiabá, a partir de uma proposição do vereador Domingos Sávio Parreira, em 2 de março de 2004, à época pertencente ao PT, hoje filiado ao PMDB e presidente da legenda no município. Na época, Vedoin já comandava o esquema de pagamento de propina a deputados federais por direcionamento de emendas parlamentares.
A honraria ofertada a Darci, hoje preso em Cuiabá, é a mesma concedida ao bicheiro João Arcanjo Ribeiro, e cassada pela Câmara, após ele ter sido condenado.
O vereador Domingos Sávio confirmou ontem que partiu dele a concessão da Comenda a Darci. Ele explicou que a empresa de Verdoin, a Planam, localizada no Coxipó, região onde mora o parlamentar, sempre foi considerada de grande importância devido à geração de empregos. “Há muitos funcionários da empresa que moram perto da minha casa e sempre elogiaram o patrão”, argumentou Domingos Sávio.
O vereador disse que aguarda a conclusão das investigações e dependendo dos desdobramentos vai sugerir a cassação da Comenda, procedimento idêntico ao adotado pela Câmara de Vereadores em 2004, no caso do bicheiro.
De acordo com a resolução número 02 de 18 de abril de 1997, que estabelece as normas para tramitação e concessão de títulos honoríficos, as honrarias serão dadas às personalidades nacionais ou estrangeiras que o autor ache digna de homenagem por se destacar na comunidade cuiabana.
O homenageado tem que preencher os seguintes requisitos: idoneidade moral, prestação de relevantes serviços aos município, biografia completa da pessoa que se deseja homenagear e comprovação de que o homenageado está em dia com o erário público municipal, quando residente em Cuiabá.
As honrarias são propostas, por meio de Decreto Legislativo, mediante a iniciativa individual de cada vereador ou pela Mesa Diretora. Cada parlamentar pode propor no máximo duas homenagens por ano em cada um dos três títulos de honraria oferecidos pelo Parlamento Municipal, que são Título de Cidadão Cuiabano, Ordem do Mérito Legislativo e Comenda do Legislativo Cuiabano.
A concessão da Comenda, que conta com a efígie de Pascoal Moreira Cabral, necessariamente tem de ser aprovada pelo voto de no mínimo dois terços dos membros da Casa, numa sessão única. Pela resolução, o autor do decreto será considerado fiador das qualidades da pessoal que se homenageia e da relevância dos serviços que tenha prestado.
Comentários