ProJovem pode ser implantado em Várzea Grande ainda em 2006, diz Abicalil
Os dados do censo de 2000, do IBGE, indicam que Várzea Grande tinha 215.298 habitantes, permitindo que seja contemplada, portanto, pelo critério da resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que considera como aptas ao ProJovem cidades com população acima de 200 mil habitantes. A secretária Iraneth Monteiro assegurou: “é provável que ainda nesta semana saia a decisão”.
O ProJovem é um programa de qualificação profissional voltado a estimular a inserção produtiva cidadã e o desenvolvimento de ações comunitárias com práticas de solidariedade, exercício da cidadania e intervenção na realidade local das comunidades. Abicalil afirma que “a juventude de Várzea Grande não pode ficar afastada do Programa por conta da Lei, mesmo porque Cuiabá ainda não cumpriu a meta”.
O Parlamentar analisa também que a implantação do ProJovem no município é uma oportunidade de diminuir a violência na cidade e incluir os jovens em programas educativos.
Governo Federal atende proposição da bancada, afirma Abicalil
Governo Federal acolheu a proposição da bancada petista para editar Medidas Provisórias para resolução de reordenamento de carreira e reajuste salariais de diversas categorias do funcionalismo público federal.
O apelo feito através de pronunciamento do deputado federal Carlos Abicalil, PT/MT, no dia 19/5, deverá ser atendido com a edição de 5 ou 6 Medidas Provisórias.
A Primeira delas, MP 295/2006, concede o reajuste dos docentes de ensino superior e de 1º e 2º graus retroativos a 1º de janeiro deste ano. A Medida Provisória publicada hoje, contempla, ainda, duas categorias do banco Central, Ministério de Ciência e Tecnologia, fiscais de apoio à fiscalização da agropecuária, auditores e técnicos do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DNASUS).
A iniciativa confirma os encaminhamentos tratados pelo deputado Abicalil com a direção nacional do Sindicato dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (Sinasef) e de representantes dos docentes Universitários na semana passada.
Comentários