Setor de cajucultura comemora vendas no PiauíSampa
As sete empresas do setor de cajucultura presentes no evento participam de rodadas com empresários de grandes distribuidoras do setor em São Paulo. “Marcamos presença, efetivando negócios no maior mercado comprador e consumidor do País”, afirma o presidente da Cajuespi. Os produtos expostos são caju passa (cristalizado), vinho de caju, cajuína, castanha, geléias e mel de caju.
O Piauí é o segundo maior produtor de caju do Brasil. São 170 mil hectares plantados. No Estado existem 20 agroindústrias de beneficiamento da castanha de caju e a produção é de 160 mil toneladas ao ano. O setor gera cerca de 30 mil empregos permanentes e 60 mil temporários. A cajuína é uma bebida não alcoólica produzida a partir do suco de caju natural, cristalina, sem adição de açucares e conservantes. O Piauí fabrica, anualmente, 500 mil litros do produto. A cadeia produtiva da cajuína gera em torno 2.500 empregos diretos e indiretos.
Além da cajucultura, a Mostra PiauíSampa – a Terra do Sol na Terra da Garoa também expõe produtos de moda e acessórios, apicultura, turismo, artesanato, gastronomia e música. O evento é uma ação do Sebrae no Piauí em parceria com o Sebrae Nacional, governo do Estado, prefeitura de Teresina e apoio da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).
Comentários