Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Maio de 2006 às 15:02
Por: Marcia Andreola

    Imprimir


Nesta terça-feira (30.05), às 14 horas, na sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, em Cuiabá, comandantes das 11 unidades do interior do Estado e oficiais da área metropolitana participam de uma reunião sobre a erradicação do trabalho escravo em Mato Grosso.

Na reunião, a juíza do trabalho e presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho (AMATRA), Carla Reita Leal e delegada Regional do Trabalho, Marilete Girardi farão uma apresentação sobre a realidade do trabalho escravo em Mato Grosso. A reunião é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

O fluxo das ações, a origem dos trabalhadores e intermediadores (aliciadores), e empregadores que utilizam a prática de trabalho degradante no Estado e que são responsáveis por colocar Mato Grosso em segundo lugar na lista de Estados onde são verificados o trabalho escravo no Brasil (em primeiro lugar está o Pará), serão apresentados aos oficiais e comandantes do Corpo de Bombeiros.

A palestra tem o objetivo de sensibilizar a Corporação para o combate ao trabalho degradante em Mato Grosso. Em março deste ano, o governo do Estado firmou um compromisso de erradicar o trabalho escravo em Mato Grosso num prazo de dois anos. O Estado também conclui no mês de junho o Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo. O plano está sendo coordenado pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

Esta é a terceira rodada de reuniões que buscam sensibilizar os órgãos que compõem o sistema de Segurança Pública no que diz respeito ao combate ao trabalho escravo. A primeira aconteceu na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e a segunda na Polícia Judiciária Civil (PJC) e reuniu mais de 60 delegados da capital e do interior. A PJC também se prepara para qualificar os servidores de todos os 12 pólos regionais, que respondem pela Polícia Judiciária Civil em Mato Grosso. Delegados do interior, escrivães e agentes serão capacitados para atuar nas ações de combate ao trabalho escravo.

GGI

O GGI é um gabinete interinstitucional que congrega os poderes e instituições responsáveis pelo sistema de Segurança no Estado, como Polícias Federal (PF), Militar (PM), Civil (PJC), Corpo de Bombeiros, Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público, Tribunal de Justiça, Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entre outras. O GGI vem realizando ações unificadas entre estas instituições, além de planejamento integrado nas áreas de segurança pública.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297946/visualizar/