Aparelho de TV pela Internet chega à Europa e ameaça operadoras
O Slingbox conecta-se a receptores de TV por assinatura e é capaz de transmitir a programação em vídeo pela Internet usando uma conexão de alta velocidade. Os usuários então podem assistir a seus programas preferidos de qualquer PC ou notebook ligado à rede mundial de computadores.
O produto é parte de uma nova categoria de eletrônicos chamada "placeshifting" e representa um avanço em relação aos populares gravadores digitais de vídeo como o TiVo, que permite ao usuário assistir programas em casa quando bem entender.
O Slingbox chega primeiro à Inglaterra esta semana e um lançamento mais amplo no continente deve ocorrer até o final do ano.
O aparelho, vendido por 180 libras (338 dólares), pode complicar os esforços iniciais das emissoras de TV e de operadoras de telefonia móvel de negociar downloads televisivos e outros serviços de vídeo. Os usuários do Slingbox nos Estados Unidos podem inclusive usar celulares para assistir a vídeos. O recurso ainda não está disponível na Inglaterra.
Entretanto, pelo menos uma operadora celular enxerga o aparelho não como ameaça, mas como uma oportunidade para venda de novos serviços aos assinantes.
Um executivo da norte-americana Sprint Nextel disse à Reuters na semana passada que sua empresa está negociando com a fabricante do Slingbox, Sling Media, e com outras empresas sobre as capacidades multimídia dos aparelhos "placeshifting".
Um porta-voz da Sling Media não comentou o assunto, mas disse que a companhia discute a oferta do produto com operadoras celulares, de cabo e satélite na Europa.
Entre os competidores com a Sling Media estão a Orb Networks e a gigante dos eletrônicos Sony, cujo serviço LocationFree funciona com o popular console portátil de videogame PlayStation Portable.
Comentários