Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Maio de 2006 às 13:37
Por: Ivana Maranhão

    Imprimir


Os produtores rurais de Mato Grosso envolvidos no movimento Grito do Ipiranga vão cumprir a promessa de seguir com os protestos contra o governo federal. Descontente, a categoria retoma hoje e amanhã os bloqueios em trechos da BR-163, no norte do Estado. Estão previstas novas interrupções nos municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. O manifesto também terá adesão de outros estados, como Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul.

O início da mobilização coincide com o dia da reunião entre lideranças do setor rural de Mato Grosso e autoridades federais em Brasília. Os produtores cobram mais detalhamento do pacote de ajuda divulgado pelo governo na semana passada, que prevê a destinação de R$ 50 bilhões para a agricultura comercial no país e mais R$ 10 bilhões para a agricultura familiar.

Os agricultores alegam que as medidas anunciadas não contemplam totalmente as necessidades do segmento. Segundo eles, o governo federal destina muito pouco para a renegociação de financiamentos referentes à safra 2004/2005. Os recursos são praticamente todos voltados à próxima safra. Como muito dos agricultores mato-grossenses estão inadimplentes, fatalmente não terão acesso ao crédito. Dessa forma, dizem algumas lideranças, é impossível investir no plantio do ano que vem.

"O que anunciaram não é um pacote. É um embrulho", criticou um dirigente do Sindicato Rural de Sinop, ao avaliar as medidas. Produtores acrescentam ainda que as medidas federais não citam itens primordiais ao setor agrícola, como a desoneração do diesel, insumos, agrotóxicos, entre outros produtos.

A categoria critica também a política de garantia de preços da soja do governo. Conforme os agricultores, o primeiro Prêmio de Risco de Opção Privada (Prop) de soja, realizado na semana passada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foi insuficiente e contemplou apenas alguns armazéns do Estado. Na opinião do setor, o dinheiro do Prop não vai chegar às mãos do agricultor.

Dirigentes do movimento no Nortão confirmam que muitos produtores não estão confiando no governo. "A crise já está implantada na agricultura. Agora, está se arrastando para o comércio e para a sociedade em geral como conseqüência", destacou um deles, que preferiu não se identificar.

Reunião

Os produtores mato-grossenses reuniram-se, na sexta-feira passada, na Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), para avaliar o movimento e o pacote federal e, posteriormente, encontraram-se como governador Blairo Maggi, que reiterou pedido para que as rodovias não fossem bloqueadas em Mato Grosso.

Porém, tudo leva a crer que a solicitação do governador não será atendida pela categoria, que está com tudo preparado para interditar hoje a BR-163.

Interdição terá horários determinados

O bloqueio da BR-163 no Nortão pelos produtores rurais vai acontecer em horários alternados, variando de município para município.

Em Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum estão previstos novas interrupções no tráfego para mostrar ao governo a insatisfação com as medidas que foram anunciadas, semana passada, no pacote agrícola.

O bloqueio será para caminhões carregados, com qualquer tipo de cargas, e os vazios. Em Sorriso e Lucas do Rio Verde, o tráfego deve ser interrompido das 6 horas às 18 horas. Em Sinop e Nova Mutum, o bloqueio deve ser menor, de meio-dia às 18 horas. Só estarão liberados o tráfego para carros e ambulâncias. A confirmação foi feita na tarde de ontem por um dos integrantes da comissão organizadora do Grito do Ipiranga, que preferiu não ter seu nome citado. Inicialmente, a previsão é do bloqueio ir até quarta-feira (31), no final da tarde. Embora havia sido cogitado que bloqueios estivessem descartados, os produtores decidiram retomá-los por considerarem que é a forma mais rápida de pressionar o governo Lula.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297968/visualizar/