Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Maio de 2006 às 13:00

    Imprimir


A fábrica de água da Sanecap não tem fins lucrativos. A idéia foi reforçada pela presidenta da instituição, Eliana Rondon. A fábrica, que tem capacidade de produzir dois mil copos de 200 ml. de água por hora, foi inaugurada em fevereiro, e tem atendido a todos os eventos da Prefeitura, além de eventos de parceiros, como igrejas, escolas etc. Localizada na Estação de Tratamento (ETA) do Ribeirão do Lipa, a fábrica recebe a água do rio Cuiabá, que passa por um tratamento composto das fases de floculação, decantação, filtração e desinfecção através do cloro gás. Depois disso, a água passa por um filtro à base de carvão ativado, para, em seguida, ser envazada.

A qualidade da água segue os padrões solicitados pelo Ministério da Saúde e pode ser consumida tranquilamente. “Com essa fábrica, queremos mostrar que a água potável pode ser consumida sem medo pela população”, ressaltou a presidenta.

A motivação principal para o uso da água envazada é a economia que ela propicia aos cofres públicos. Apenas no ano passado, esta água foi responsável por uma economia de quase 50% nos gastos com água apenas no Palácio Alencastro, onde o volume investido baixou de cerca de R$ 219 mil para R$ 150 mil.

Dois terços da água que abastece Cuiabá é tirada do Ribeirão do Lipa e tratada pela ETA II, no bairro São Sebastião. Atualmente, 96% da população cuiabana tem acesso à água tratada, sendo que mensalmente são produzidos 6,3 milhões de litros pela Sanecap.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297972/visualizar/