Destaque da defesa suíça, Senderos alia juventude e experiência
O defensor, que nasceu em Genebra (SUI), filho de uma sérvia com um espanhol, iniciou a carreira no Servette, onde estreou como profissional em 2001, quando tinha somente 16 anos.
Um ano depois, o atleta passou a ser conhecido internacionalmente ao conquistar, como capitão, o título europeu sub-17, com a Suíça, competição em que foi um dos principais jogadores. Líder e com boa capacidade no jogo aéreo (tem 1,90m), Phillippe Senderos despertou a atenção de grandes clubes europeus, como Barcelona, Real Madrid, Livepool e Manchester United.
Com tantas opções, o jogador acabou optando por defender o Arsenal, clube com histórico na utilização de jovens talentos. Contratado em julho de 2003, o zagueiro teve dificuldades para se firmar na equipe graças a uma série de lesões e a sua pouca idade (na época, apenas 18 anos).
Aos poucos, entretanto, Senderos começou a ter mais oportunidades no clube inglês e hoje é considerado um dos principais jogadores do seu elenco. Com as seguidas contusões de Sol Campbell, zagueiro da seleção da Inglaterra, o jogador teve muitas chances na última temporada.
Phillippe Senderos é um líder nato (já era capitão da seleção suíça sub-15, quando tinha 13 anos), que impressiona pela vontade e pelo bom jogo aéreo. Graças à sua altura, Senderos não é apenas uma segurança na defesa, mas também uma importante arma de ataque para a seleção.
Na equipe nacional da Suíça que disputará a Copa do Mundo, Senderos é titular absoluto, apesar de ter somente pouco mais de um ano de seleção --o jogador estreou no empate sem gols contra a França, em maio de 2005, nas eliminatórias para o Mundial.
Apesar de novato, a experiência e a liderança de Senderos são algumas das qualidades mais importantes para a jovem equipe do técnico Jakob Kuhn, que volta a disputar Copa do Mundo depois de ficar ausente nas duas últimas edições.
Comentários