Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Maio de 2006 às 04:40

    Imprimir


Mato Grosso é o único estado onde você pode conhecer três ecossistemas diferentes em uma única viagem, no roteiro do Pantanal à Amazônia.

O Pantanal é a maior planície alagada do planeta. É Patrimônio Natural da Humanidade que encanta os turistas na observação da paisagem, com inúmeras aves e animais, além da autenticidade do homem pantaneiro. Passeios a cavalo e de barco, pesca esportiva, caminhadas e safári fotográfico são os principais programas para quem quer conhecer a exuberância da fauna pantaneira.

Neste roteiro o visitante tem oportunidade de apreciar as belezas do Cerrado, como em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), cenário de inúmeras cachoeiras, canyons e flora características de bromélias e orquídeas. Em Nobres (146 km a Médio Norte de Cuiabá) grutas e cavernas impressionam pela formação geológica. Em um ambiente exuberante nada melhor que fazer um mergulho em um aquário de águas cristalinas.

Dez por cento da Floresta Amazônica, cerca de 550 mil km2, cobre o norte do Estado de Mato Grosso. Nos municípios de Alta Floresta e Novo Mundo (cerca de 785 km ao Norte de Cuiabá) encontra-se o Parque Estadual do Cristalino, repleto de encantos únicos para a prática do ecoturismo, com uma das maiores torres para observação de pássaros do Brasil, vereda na floresta, canoagem e passeios de barco, além de outras atrações.

O roteiro do Pantanal à Amazônia engloba 16 municípios e está sendo operado por cerca de 50 agências, em todo país. Como as opções são inúmeras, os pacotes são fechados de acordo com os interesses de cada pessoa ou grupo.

ROTEIRO XINGU

O Exótico Xingu

Em uma área vizinha ao Parque Nacional do Xingu, o turista é recebido pelos índios das etnias Waurá e Trumai e durante quatro dias de passeio, assiste danças, rituais, conhece histórias e lendas indígenas, participando do cotidiano de uma aldeia. Uma oportunidade também de vivenciar um dos mais importantes ecossistemas do país – a Amazônia.

A aldeia foi construída exclusivamente para atender os turistas, em uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), no município de Feliz Natal (536 km ao Norte de Cuiabá). Os próprios índios criaram a Associação Puwira Wenw para desenvolver projetos com turismo indígena.

Além de inédito, esse é um roteiro de grande alcance social, porque cria perspectivas de uma vida mais digna para as comunidades indígenas. “Estamos oferecendo um roteiro diferenciado, integrando brancos e índios” diz a secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Yêda Marli de Oliveira Assis.

O maior fluxo de turistas é entre os meses de maio e setembro. O visitante tem oportunidade de fazer trilhas orientados por um cacique, comer peixe e biju (feito de massa de tapioca ou mandioca). Os índios mostram também como pescar com arco e flecha. Quem quiser pode pernoitar um dia na aldeia e experimentar como é dormir em uma rede.

ROTEIRO TRAVESSIA DO PANTANAL

Travessia do Pantanal

A integração do Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul por meio de uma belíssima viagem é um novo roteiro. Navegar pelo rio Paraguai com direito a conhecer fazendas históricas, sitos arqueológicos, cidades portuárias, cenários da Guerra do Paraguai e além de tudo desfrutando a biodiversidade do Pantanal.

Neste roteiro turístico são 1.210 km ligando as cidades de Cáceres (MT) e Porto Murtinho (MS), em um trajeto fluvial, durante cinco dias. As atrações são inúmeras, city tours e visitas em fazendas históricas como Descalvado, em Cáceres, que possui uma construção de 1874, às margens do rio Paraguai.

O Parque Nacional do Pantanal é um espaço de vida e pesquisa. É elemento chave para a construção do turismo sustentável. Inscrições rupestres podem ser observadas nas bordas da majestosa Serra do Amolar, entre o Parque e a Fazenda Acurizal, hoje transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O Forte de Coimbra, fundado em 1775, em Porto Murtinho (466 km de Campo Grande), cenário de batalhas da Guerra do Paraguai, é outro ponto turístico desta viagem.

OUTROS CINCO ROTEIROS QUE SERÃO APRESENTADOS NO SALÃO DO TURISMO

-> Rota das Águas Termais e Aventura - Para quem gosta de muita adrenalina a dica é conhecer a Rota das Águas Termais e Aventura. No cerrado mato-grossense existem abundantes cachoeiras que se destacam pela pratica de rafting e rapel.

-> Roteiro Chapada dos Guimarães e Serra do Roncador - O roteiro Místico Chapada dos Guimarães e a Serra do Roncador é considerado um dos chacras do planeta. Lendas e mistério atraem turistas e estudiosos na área de arqueologia e ufologia.

-> Roteiro de Negócios e Aventura - O turismo de negócio também é uma alternativa. Mato Grosso oferece diversas opções para bons negócios e eventos. Visita técnica em fazendas-modelos na plantação de soja e algodão tem atraído empresários e estudantes do mundo inteiro,

-> Roteiro do Pantanal Pacífico - A rota do pantanal pacífico é um destino que está em formatação. A proposta é oferecer um destino inusitado, passando por Mato Grosso, Bolívia, Peru e Chile. Roteiro que está sendo lançado no Salão do Turismo de 2006.

-> Roteiro Caminhos de Rondon no Chapadão do Parecis - Apreciar o Chapadão do Parecis, em Mato Grosso, é se render à história do Brasil. Em seis municípios mato-grossenses é possível percorrer os caminhos do Marechal Cândido Rondon e conhecer o surgimento da Nação Parecis.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298107/visualizar/