Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 29 de Maio de 2006 às 10:26
Por: André Xavier

    Imprimir


Pela primeira vez no 3º Campeonato Estadual de Pesca (PEC), o número de peixes superou o número de pescadores. O fato aconteceu no município de Barão de Melgaço (113 Km ao Sul de Cuiabá) que sediou a 6ª das 43 etapas do 3º PEC neste domingo (28.05). “Isso demonstra que o município possui abundância e variedade de peixes mesmo depois das dificuldades enfrentadas por seus habitantes com a recente inundação em algumas localidades”, afirmou a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marly Assis.

Segundo ela, o município é privilegiado e pode se organizar para aproveitar esta potencialidade e desenvolver atividades como a pesca esportiva. A secretária lembrou que no primeiro festival de pesca de Cáceres somente 17 equipes participaram e hoje ele é conhecido internacionalmente e bastante concorrido.

“Aqui vocês estão de parabéns porque, logo na primeira vez em que o campeonato se realiza no município, conseguiram reunir 28 equipes”, assinalou. Yêda Assis ressaltou ainda que as mulheres começam a participar mais da pesca esportiva. “A etapa de Barão de Melgaço contou com a participação de seis mulheres e isso é muito bom, porque demonstra que a pesca esportiva tem a capacidade de atrair cada vez mais adeptos”, afirmou.

Foram pescados 76 peixes, entre pintado, dourado, jaú e outros, pelos 74 participantes de 28 equipes inscritas competição. A prova teve início às 10 horas, quando as equipes seguiram para os locais de pesca sob orientação de uma lancha da Marinha do Brasil.

A equipe “Dourado”, de Barão de Melgaço, foi a grande vencedora, ao acumular 48.430 pontos e por ter pescado o maior peixe, um pintado de 79 centímetros. Como prêmio, ela ganhou um motor de popa Yamaha, de 25 HP.

O integrante da equipe, Fábio Tadeu Costa de Arruda disse que é amante da pesca esportiva e que o evento tem que continuar. “Tem que continuar porque será muito bom para o incentivo ao Turismo em barão de Melgaço”, afirmou. Em segundo lugar, a equipe “Cem por cento Albuquerque”, também de Barão de Melgaço, somou 42.080. A vice-campeã ganhou como prêmio um barco de alumínio. A terceira colocada foi a equipe “Meu Bebê”, de São Sebastião do Caí (RS), que foi premiada com uma TV de 29 polegadas.

A quarta colocada foi a equipe “Fish”, de Cuiabá que somou 31.840 pontos e foi premiada com um kit pesca e a quinta equipe premiada foi a “Pegatudo”, também de Barão de Melgaço, que recebeu como prêmio três barracas de camping.

Segundo o prefeito, Ibson da Silva Leite, o apoio do Governo do Estado foi fundamental para a realização do evento, que mobilizou e motivou os moradores do município. “Sem o apoio do Governo do Estado o evento não se realizaria, mas é preciso que o povo de Barão de Melgaço também abrace essa causa e entenda que Turismo não de faz sozinho, se faz com todos”, destacou.

Na programação festiva, que teve início na sexta-feira, grupos musicais e atividades esportivas movimentaram Barão de Melgaço, como corridas de bicicleta, de pedestre e de canoa. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Maurezy Leopoldino Dias, o campeonato de pesca foi uma injeção de ânimo para o município.

De acordo com o juiz de prova do CEP e biólogo, Claumir César Muniz, a 7ª etapa do Campeonato Estadual de Pesca acontece no município de santa Rita do Trivelato, no próximo dia 04 de junho.

Posição atual

Esta é a classificação atual no 3º Campeonato Estadual de Pesca de Mato Grosso até a 4ª etapa ocorrida em Nova Xavantina:

Com 100 pontos ganhos estão empatadas no primeiro lugar as equipes, “Jaú”, de São Felix do Araguaia, “Três Irmãos”, de barra do Bugres, “Garça”, de Nova Xavantina e “Água suja”, de Indiavaí. Na segunda colocação, com 90 pontos estão empatadas as equipes, “Informatec”, de Barra do garças, “Baba de calango”, de Nova Xavantina, “Sai de baixo”, de barra do Bugres e “Sonohata”, de Mirassol D´Oeste.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298231/visualizar/