Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 29 de Maio de 2006 às 07:38

    Imprimir


Imagens veiculadas neste domingo pelo Fantástico, da TV Globo, mostram presos da penitenciária de Presidente Bernardes, em São Paulo - que abriga os criminosos mais perigosos do País - ameaçando agentes penitenciários. Entre os filmados, está o líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola.

Uma das cenas mostra o líder do PCC ironizando um dos agentes penitenciários e ameaçando matar seus familiares devido à suspeita de que detentos estariam sendo torturados na prisão de Presidente Venceslau.

As imagens, feitas pelos próprios funcionários, foram autorizadas pelo coordenador de unidades prisionais da região oeste, José Reinaldo da Silva. Segundo ele, o objetivo da divulgação seria provar que os presos são bem tratados e contestar as acusações de maus-tratos sofridas por funcionários. "A ameaça aos funcionários é um dos principais problemas do sistema prisional hoje", afirmou o coordenador ao Fantástico.

Em um dos diálogos das imagens, Marcola diz a um agente que tem informações de que presos estavam sendo torturados no presídio de Presidente Venceslau. Um dos colegas do líder do PCC afirma, então, que as famílias dos funcionários podem sofrer represálias. "Não compensa. Você sabe disso. Para vocês, não compensa. Você acredita no que você faz?", pergunta Marcola.

Outras cenas mostram presos batendo nas portas, xingando e ameaçando matar parentes de agentes que passam pelo corredor. Logo em seguida, os carcereiros tentam convencer um detento a ser revistado, só que ele atira um pano em chamas contra os funcionários, que usam um extintor para conter as chamas.

O governador de São Paulo, Cláudio Lembo, prometeu no último sábado que abrirá sindicância para apurar como agentes penitenciários entraram na segunda-feira com uma câmera na prisão. Apesar disso, Lembo afirmou estar "feliz" que as imagens tenham registrado como os agentes são tratados nas penitenciárias.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298279/visualizar/